Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

Solicite o quanto antes a sua carteira de associado

Para a carteirinha de associado envie sua foto digitalizada através do nosso email ou a traga impressa em papel fotográfico no tamanho 3x4 cm. A taxa para a confeção deste documento é de R$3,00. A partir de 12/2010 sua apresentação será necessária para o ingresso nas reuniões e demais eventos do Fotoclube do Alto Tietê.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº1




Sucesso no coquetel de inauguração!


Foi um sucesso o coquetel que comemorou a chegada do Fotoclube do Alto Tietê, com sede em Mogi das Cruzes. O evento no Espaço do Meio do Casarão do Carmo, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com o Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico.

"A presença maciça dos convidados já denota a importância do fotoclubismo para a região", disse a presidente Tina Andrade que fez questão de frisar que ela e o marido (o fotógrafo Jonny Ueda) prepararam eles próprios os quitutes servidos na ocasião - "transmitimos nosso amor pelo calor das mãos e esta foi nossa forma de retribuir tanto carinho - sem contar que cozinhar juntos nos relaxa e diverte - é nosso hobby!"

No menu espetinhos sortidos, barquette de frango ao curry e passas, creme de ovos com cereja ao maraschino, hot-dog de tabuleiro entre outros petiscos regados a um bom vinho e bebidas refrescantes, tudo disposto em uma mesa adornada com um par de castiçais de flores.

No primeiro momento foram exibidas centenas de imagens enviadas pelos fotógrafos convidados - incluindo esta de Fernanda Geggus - para o "batismo" do fotoclube. Ao fundo, o melhor do jazz contemporâneo em uma playlist feita com exclusividade para a ocasião.

Em seguida, a presidente (acima) falou da composição da logomarca, apresentou a proposta de trabalho, além de alguns projetos que já estão em andamento, o blog do fotoclube e a comunidade no Flickr.

Ubirajara Nunes ("Bira"), do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico - grande parceiro e incentivador do Fotoclube reapresentou as imagens vencedoras do concurso "As Sete Maravilhas de Mogi" e disse ter recebido com alegria o propósito do Fotoclube do Alto Tietê de formar um acervo com a memória fotográfica da região.

Ao final desta apresentação, os vencedores em primeiro e segundo lugar, compartilharam suas experiências com o concurso. Jonny Ueda e Cleomar Macedo falaram da importância história deste trabalho e do quanto o Fotoclube poderá trazer de contribuição para as mais diversas iniciativas a partir da imagem fotográfica.


Todos os fotógrafos (amadores e profissionais) presentes formalizaram seus pedidos de admissão e por fim, Henry Nakayama foi sorteado com a camiseta oficial do fotoclube.

Matheus Sant'Anna ("Carioca") é o membro mais novo do fotoclube: neste dia completou 16 anos. Faz fotocélula na Status Filmes e já começa a clicar. São dele as fotos publicadas neste post. Na foto acima, a equipe da Status em peso comparece: Evandro Maia, Elias Mingoni e Roberto Cesar de Aguiar. Cleiton Rodrigues chegou em seguida.




fotoclube.altotiete@gmail.com

http://fotoclubedoaltotiete.blogspot.com


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

[Releases]

Press-release
Mogi das Cruzes inaugura fotoclube

Para divulgação imediata
Editorias: cultura, cidade, artes, agenda de eventos, memória

O fotógrafo Jonny Ueda (ganhador do Prêmio fotográfico "As Sete Maravilhas de Mogi") e a jornalista Tina Andrade, convidam para a cerimônia que oficializará a inauguração do Clube da Imagem Fotográfica da Região do Alto Tietê, no próximo dia 27 de outubro, às 19h00, no Casarão do Largo do Carmo.

Com o surgimento dos fotoclubes, a fotografia no Brasil se tornou uma forma de expressão artística, além de um simples registro de imagem. “O movimento fotoclubista nunca esteve tão forte", diz Tina Andrade, presidente do "Fotoclube do Alto Tietê", como é naturalmente chamado, celebrando o aumento de clubes, especialmente nas cidades do interior do Brasil.

A jornalista, traz na bagagem a larga experiência adquirida no Grupo Luminous de Fotografia, do qual é membro e da pesquisa científica que realiza com a fotografia no Programa de Mestrado em Semiótica, Tecnologia de Informação e Educação pela Universidade Brás Cubas.

Tina conta que toda a sua dedicação à fotografia vem de sua relação com o fotógrafo Jonny Ueda, com quem é casada. "Jonny e eu temos uma história de vida que está ligada diretamente à fotografia e achamos que podíamos concretizar ações sociais efetivas, levando para o fotoclube nossa missão pessoal de resgatar valores dispersos e noções de cidadania através do olhar fotográfico".

A fotografia digital, sem dúvida, é responsável pela democratização do fotoclubismo, atraindo interessados de todas as áreas. Através do Fotoclube do Alto Tietê, o casal está pondo em prática o projeto Imagem em AÇÃO - trabalho voluntário junto de escolas públicas da região, com o objetivo de prevenir contra a agressividade (bullying) e o uso de drogas, além de despertar talentos para a fotografia e ajudar a preservar a memória do lugar.

O fotoclube - que abrange toda a região do Alto Tietê - terá sede em Mogi das Cruzes; promoverá palestras, cursos e workshops, saídas fotográficas assistidas, exposições e leituras de ensaios, entre outras atividades - com destaque para "Mesa de Luz" - que consiste em uma série de diálogos pautados em diferentes pilares da Fotografia, com a presença de convidados ilustres.

Apoiados pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, os encontros acontecerão quinzenalmente às quartas-feiras a partir das 19h00 na Divisão de Preservação do Patrimônio Histórico e Conhecimento da Biblioteca Pública Municipal Benedicto Sérvulo de Sant'Ana, que fica à Rua Coronel Souza Franco n.º 993, em Mogi das Cruzes.

Entre as atividades previstas, estão as bienais e salões de fotografia com o objetivo de resgatar e manter viva a Memória do Alto Tietê, pelo envolvimento direto dos próprios munícipes. Os associados serão estimulados a participar destes e de outros concursos fotográficos, graças à política de parceria com empresas do setor, como minilabs e escolas.

Jonny Ueda, que já recebeu vários prêmios fotográficos, tem um firme propósito na direção de fotografia: "sei que posso ser útil de verdade aqui, porque aqui colocamos o ego de lado e deixamos o coração pulsar na cabeça; assim juntos vamos poder transferir o que aprendemos ao longo dos anos para ajudar a formar pessoas melhores, dentro do melhor conceito de 'fotografia cidadã'".

Neste momento o Fotoclube do Alto Tietê se prepara para lançar uma série de cartões postais da Cidade - "trabalhamos desde 2007 com o objetivo de reverter parte da renda adquirida para a compra de suprimentos à base de soja para pacientes assistidos pelo GAPC", conta a presidente que enxerga no fotoclubismo mais uma oportunidade de humanização.

Para melhores informações escreva para
fotoclube.altotiete@gmail.com.

Convite para a cerimônia de oficialização

Projetos

Trabalhos de memória

Nosso fotoclube está empenhado no resgate e na preservação da memória do nosso lugar como fizeram no passado Colombo, Belezza, Schmidt e Fittipaldi, muito bem lembrados pelo nosso Diretor de Fotografia Jonny Ueda, em seu discurso no ato de sua premiação pelo primeiro lugar no concurso "As Sete Maravilhas de Mogi", com a foto "Estrela-Guia".

Educação e Cidadania

Ministração de palestras e workshop em instituições públicas de ensino, com o intuito de despertar para o belo, exercitar a "fotografia cidadã" e resgatar valores dispersos.
- slideshow
- oficina de vídeo de minuto
- dinâmicas

Movimento pela Fotografia Cidadã
Varais fotográficos Click n'Clip

Inclusão visual
Movimento pela Inclusão Visual
Expansão da metodologia FOTOL.I.B.R.A.S.
Projeto Científico UBC

Atividades

Clube da Imagem
Mesa redonda com convidados; ciclos de leituras; relatos de experiências.

Workchopp
networking e balcão de oportunidades (bimensal).

Mesa de Luz
Leitura dos ensaios dos fotoclubistas associados.

interCLICKS - bulletin online
Veículo oficial de imprensa do Clube da Imagem Fotográfica da Região do Alto Tietê. Contempla: agenda de concursos, saídas fotográficas assistidas, intercâmbios, workshops, mostras, entre outros.

Imagem em AÇÃO
Trabalho voluntário:
- escolas públicas
- terceira idade
- hospitais
- FOTOL.I.B.R.A.S.

Saídas fotográficas assistidas para produção de imagens para o acervo

Agenda

Veículo oficial de imprensa do Clube da Imagem Fotográfica da Região do Alto Tietê






Veículo oficial de imprensa do Clube da Imagem Fotográfica da Região do Alto Tietê, o "interCLICKS" mantém informados os fotoclubistas associados.

Edições


Ano 1 - nº16
Ano 1 - nº15
Ano 1 - nº14
Ano 1 - nº13
Ano 1 - nº12
Ano 1 - n
º11
Ano 1 - nº10
Ano 1 - nº9
Ano 1 - nº8
Ano 1 - nº7
Ano 1 - nº6
Ano 1 - nº5
Ano 1 - nº4
Ano 1 - nº3
Ano 1 - nº2
Ano 1 - nº1

interCLICKS - bulletin online nº00


Na quarta-feira (27), será oficializado, em cerimônia especial, a inauguração do Clube da Imagem Fotográfica da Região do Alto Tietê, sob responsabilidade da jornalista Tina Andrade em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, às 19h, no Casarão do Carmo. O fotoclube promoverá palestras abertas, cursos, workshops, saídas fotográficas assistidas, exposições e leituras de ensaios, além de bienais e salão de fotografia. Os encontros acontecerão quinzenalmente às quartas-feiras, a partir das 19h, na Divisão de Patrimônio Histórico da Biblioteca Municipal, que fica à Rua Coronel Souza Franco, 993 – Centro. Estão todos convidados!

fonte: Secretaria Municipal de Cultura (Mogi das Cruzes)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pedido de admissão

Quem estiver interessado em se associar ao Clude da Imagem Fotográfica da Região do Alto Tietê, deve enviar o pedido de admissão abaixo, juntamente com uma foto tipo 3x4 (digitalizada) e três fotografias (1024 px no lado maior) digitais para o email: fotoclube.altotiete@gmail.com, colocando no campo do assunto: "Pedido de admissão de (nome, Cidade)":

Nome completo:
Pseudônimo artístico (para o crachá):
Sexo:
Endereço completo (com CEP):
Telefone residencial: ( ) -
Telefone comercial: ( ) -
Celular: ( ) -
Data de nascimento / idade:
Profissão:
Email privado:
Email comercial:
Flickr (é preciso ter uma conta nele):

É fotógrafo(a): [ ] profissional [ ] amador [ ] iniciante

Se "profissional", utiliza a fotografia em seu trabalho? [ ] SIM [ ] NÃO

Já participou de algum fotoclube? [ ] SIM [ ] NÃO
Se "sim", qual fotoclube e cidade?

Equipamento fotográfico:
Fale sobre seu conhecimentos té aqui:

Faça um resumo de no máximo 4 linhas de seu histórico profissional:
-
-
-
-

Perguntas:

1) Como ficou sabendo do Fotoclube do Alto Tietê?

2) Você está ligado ao membro _____________.

3) O que lhe motivou a fazer parte do Fotoclube do Alto Tietê?

4) Que contribuições irá deixar aqui?
[ ] imagens para o acervo histórico
[ ] livro de fotografia (teórico, técnico, outro)
[ ] fotos para concursos
[ ] integrar-se a um de nossos projetos sociais e de inclusão
[ ] outras __________________________________

5) Você está em busca de algo específico?

6) Está ciente de que este fotoclube tem uma missão e objetivos bem definidos? Está disposto a fazer parte de nossas iniciativas?

7) Você tem compromissos às quartas-feiras à noite?

8) Se puder medir seu interesse pela fotografia em uma escala de 5 a 1, na qual 5 é total e 1 é "apenas um pouco", qual seria?

9) Quer deixar alguma ideia, sugestão ou tirar alguma dúvida?

10) Gostaria de indicar alguém para interagir conosco? [ ] SIM [ ] NÃO
Se "sim", pode deixar seu nome e meio para contato?


Venho, pela presente, requerer a minha inscrição como Membro do Clube da Imagem Fotográfica da Região do Alto Tietê (Fotoclube do Alto Tietê), nos termos do Art. 6º do Estatuto Social, publicado no http://fotoclubedoaltotiete.blogspot.com/2008/11/estatuto-social-do-clube-da-imagem.html, que declaro conhecer na íntegra, comprometendo-me ao cumprimento de todas as suas disposições.


____________________, ____de________________ de____.
Local e data


________________________________________
Assinatura


NOTA: Todas as informações solicitadas acima, deverão ser preenchidas, caso contrário a proposta de admissão será considerada nula.O CONTEÚDO SERÁ ANALISADO E A RESPOSTA SERÁ DADA POR EMAIL EM ATÉ 72 HORAS. CASO ISTO NÃO ACONTEÇA, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO.

Como chegar


Visualizar Divisão de Preservação do Patrimônio Histórico e Conhecimento da Biblioteca Pública Municipal Benedicto Sérvulo de Sant'Ana em um mapa maior

Nossa Missão


"Recuperar, preservar e difundir a memória; assim como resgatar valores dispersos e cidadania através do exercício do 'olhar fotográfico'."

Alinhado a esta missão, está o trabalho de difusão do conceito de Fotografia Inclusiva, que dá à pessoa com deficiência o acesso à informação contida na imagem fotográfica.


We are non profit organization that works to recover, preserve and disseminate the memory, rescue citizenship - and forgotten values - through the exercise of the photographic look.

Crédito da foto: Pedro Espiloro
(VARAL Click n' Clip, dez.08, SP)

Quem somos

Clube da Imagem Fotográfica da Região do Alto Tietê
(Fotoclube do Alto Tietê)
Data da fundação:
30/novembro/2008

Sede: Mogi das Cruzes - SPLocal de reuniões: Auditório do Casarão do Carmo, na Rua José Bonifácio n.º 516, em Mogi das Cruzes-SP

Estatuto Social

Diretoria Executiva:





Presidente e Diretora
de Comunicação e Projetos:

Tina Andrade

mensagemparatina@gmail.com



Profissional do conhecimento, docente, jornalista e agente de Comunicação, Cultura e Arte para o Desenvolvimento Inclusivo; empreendedora formada pelo Sebrae com foco de atuação em negócios sociais (2.5 entrepreneur); membro titular do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Conselho Nacional de Politica Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura; e do Conselho Municipal para os Assuntos da Pessoa com Deficiência - CMAPD de Mogi das Cruzes. Na presidência deste coletivo, realiza a Mostra de Inclusão Visual - imaginaSOM e o Encontro Regional de Jornalistas no Alto Tietê - Erejat;  é autora do conceito de "Fotografia Inclusiva", que lhe valeu o título de mestre em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação; ex diretora adjunta de Publicações e Conteúdos da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), ministra a disciplina de Gestão da Informação e o Conhecimento no Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública do Instituto Nacional de Pós-Graduação - INPG, através da qual realiza com seu corpo discente projetos baseados de opendata
 Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. 







Diretor Financeiro:

Hisao Shirabiyoshi - fotógrafo









Diretor de Fotografia
e Relações Institucionais:

Jonny Ueda


Casado com Tina Andrade, é fotógrafo profissional com diversas premiações nacionais e internacionais em fotografia. Jornalista de imagem em O Diário de Mogi, é também graduando em Serviço Social - uma competência, que segundo a esposa "contribui significativamente para o sucesso das intervenções sociais" que realiza.

História



Data da fundação: 30/novembro/2008
Sede: Mogi das Cruzes - SP



"Buscar qualidade de vida no interior sem se afastar das metrópoles" era o principal objetivo da jornalista Tina Andrade, quando foi morar em Mogi das Cruzes, no coração do Alto Tietê.

"A primeira coisa que fiz quando aqui cheguei, foi procurar um cartão-postal para enviar à minha mãe, mas fiquei surpresa quando não o encontrei em nenhuma banca da cidade", conta a jornalista.

Experiente em projetos gráficos e editoriais, Tina viu ali uma oportunidade de um trabalho colaborativo. Assim, nos primeiros meses foi com o fotojornalista (e mogiano) Jonny Ueda - seu companheiro na vida (e na lida) em busca de um fotoclube com essa finalidade.

"Surpreendentemente não encontramos esse lugar. Por isso decidimos criá-lo", conta Tina, que logo reconheceu a grande riqueza cultural, artística e paisagística da região.

Para encontrar os fotógrafos dispersos na região, Tina criou o Varal Fotográfico Click'n Clip, através do qual expunha fotos enviadas pelos munícipes em "galerias abertas", criadas dentro dos coretos das praças públicas. A primeira edição aconteceu no dia 1 de setembro de 2008 - dia do aniversário da cidade.

Ali foi anunciada a criação dos postais da região, destinando parte da renda à compra de suprimentos de soja para pacientes do Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer.

A partir daí houve outras edições do Click'n Clip, a destacar Guararema e Suzano, onde foi feita a chamada para a Assembleia de criação do Fotoclube do Alto Tietê! Assim em 30/11/2008, foi criado com a nobre missão de "Recuperar, preservar e difundir a memória; assim como resgatar valores dispersos e cidadania através do exercício do 'olhar fotográfico'."

A fotografia é vista por nós como um poderoso agente de mudanças e em Mogi das Cruzes, apesar de seus fotógrafos já consagrados e uma imprensa poderosa, não havia por parte dos tomadores de serviços, o devido respeito à propriedade intelectual, criação artísticas e direitos autorais dos mesmos.

Projetos

Nosso principal projeto conta com a parceria do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes - onde dispomos de uma pasta oficial, que está sendo utilizada para a construção de um vasto acervo imagético.

Está na Wikpedia: "Mogi das Cruzes tem notável potencial turístico, um levantamento feito pela prefeitura constatou que o município tem cinco atrações turísticas: Pico do Urubu (Serra do Itapeti), Parque Centenário (César de Souza), Parque Leon Feffer (Brás Cubas), Pedreira de Sabaúna e a Represa do Rio Jundiaí (Taiaçupeba). São locais de conhecimento dos habitantes locais, mas que não foram devidamente explorados."

Fazer essa "devida exploração" é mais um de nossos objetivos através das saídas fotográficas, que na região, contam com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeirura Municipal de Mogi.

O Departamento de Patrimônio Histórico do Comphap-Mogi é um grande parceiro e sabe que é recíproco. Ele nos disponibiliza a Sala Isaac Grinberg para os encontros e como a presidente é mestranda em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação, tratou de elaborar um plano de aulas que ministra quinzenalmente.

Um planejamento estratégico minuncioso é submetido aos fotoclubistas. No ano de 2010, por exemplo, demos início a um trabalho inédito, com a criação do MIV - Movimento pela Inclusão Visual, que já está se expandindo através das redes socais e cujas diretrizes em breve serão compartilhadas para os demais fotoclubes.

Também estão programados workshops para o público interno, mas também para o externo, pois estamos presentes nas escolas públicas, universidade da terceira idade e intercooperamos com outras entidades culturais de cunho social.

Sobre a Região do Alto Tiete

Região do Alto Tietê, é a denominação aplicada aos municípios localizados na região da nascente do Rio Tietê. São eles: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes (aonde existem os distritos de Sabaúna, Taiaçupeba, Brás-Cubas, Biritiba-Ussu e o Botujuru, ao que tudo indica será o próximo), Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano e Guarulhos, totalizando 1.511.078 habitantes. A região recebe esse nome por causa da localização geográfica das cidades. O Rio Tietê nasce no município de Salesópolis e percorre parte desses municípios antes de chegar a Capital.

O Alto Tietê possui uma produção variada e riquíssima, que vai desde artigos manufaturados até verduras e legumes, passando pelas flores e pela água que abastece milhares de pessoas na região e na Zona leste de São Paulo. Na região há pólos industriais e estâncias turísticas.

Vários de nossos membros estão participando do livro comemorativo dos 450 anos da cidade, intitulado As Sete Maravilhas de Mogi, cuja foto premiada em primeiro lugar é de Jonny Ueda, diretor de fotografia.

----------------------------------

O que mais você pode fazer agora:

Agora que já conhece um pouco da nossa história, que tal saber quem somos e conhecer a nossa missão?
Se desejar conhecer nosso depositório de conteúdo imagético acesse o grupo Fotoclube do Alto Tietê no Flickr.
Saber quem compõe a Diretoria Executiva.