Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Inscrições abertas para o PinholeDay no Alto Tietê


Estão abertas as inscrições para o PinholeDay no Alto Tietê, que contará com um workshop de construção de câmeras no dia 19/4 e saída fotográfica no domingo, 24/04 – dia mundial da fotografia estenopeica.

Pinhole é um termo inglês que significa “buraco de alfinete” - referindo-se à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico aconteça sem uso das lentes que compõem as câmeras convencionais.

É o furo que permite a formação da imagem em um espaço vedado da luz. Este "espaço" tanto pode ser uma pequenina lata, quanto um quarto de hotel! Este método de projeção de imagem se dá por uma lei física conhecida do homem desde a antiguidade.

De fato, antes mesmo do advento da fotografia no século 19, as projeções pinhole eram instrumento científico para observação de eclipses e na astronomia; nas artes, assim como serviam de molde para os pintores paisagistas.

O PinholeDay é uma comemoração mundial que acontece todos os anos, sempre no último domingo de abril e conta com iniciativas autônomas mundo afora.

Nossas inscrições encerram às 19h00 do dia 19/4; e participarão da saída fotográfica, somente aqueles que já tiverem construído a sua câmera durante o workshop.

Depois de reveladas e digitalizadas, enviaremos as fotos dos participantes para a galeria virtual do Worldwide Pinhole Photography Day, além de selecionadas as imagens que irão compor uma sessão audiovisual exclusiva.

Para melhores informações e inscrição, escreva para fotoclube.altotiete@gmail.com colocando a expressão “PinholeDay no Alto Tietê” na linha do assunto.

A fotografia estenopeica que ilustra este post faz parte da série "Satisfantasy", de Tina Andrade.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Preparativos para a XVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores


O Fotoclube do Alto Tietê pede aos seus associados interessados em participar da pré-seleção para a XVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores que tragam o quanto antes um (01) CD contendo suas obras fotográficas (digitalizadas com 800 pixels no lado maior) coloridas. Não há um limite para o envio das fotos nesta etapa de avaliação.

Tema livre! "As obras fotográficas não estarão sujeitas a qualquer tipo de critério, tema, assunto ou técnica adotada, sendo garantida ao autor a mais ampla liberdade de criação(...)".

O Fotoclube do Alto Tietê poderá participar com quantos autores (associados) quiser. Mas só poderão ser inscritas quatro obras por autor.

Lembre de enviar seu Pedido de Admissão no Fotoclube, caso ainda não o tenha feito, a fim de que possamos efetivar sua inscrição.

A primeira chamada para o processo de pré-seleção termina em 23/3. Em seguida, iniciaremos a produção dos materiais e a documentação para a remessa. As fotografias já pré-selecionadas serão enviadas no tamanho final máximo de 40 cm (4724 px) e o mínimo de 38 cm (4488 px) no lado maior, sem qualquer montagem/moldura, acomodadas em um pacote que desejamos que seja remetido até 15 dias antes da data de encerramento (19/4) das inscrições.

As fichas de inscrição e as etiquetas de identificação deverão ser revisadas pelo Diretor de Fotografia antes da postagem, a fim de que possíveis falhas possam ser corrigidas em tempo de garantir a participação do associado.

Um ou mais diretotes do Fotoclube do Alto Tietê poderão estar acompanhando o julgamento que acontecerá nos dias 6 e 7 de maio, em Londrina.

A abertura da exposição e premiações acontecerá no sábado, 21 de maio de 2011 às 20 horas, no Museu Histórico de Londrina à Rua Benjamin Constant, 900. E podemos enviar uma caravana, se houver um grupo interessado em participar.

Solicite melhores informações.