Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº6



ANO 1 - Nº6
EDITORIAL



Fevereiro está sendo uma festa! Aliás, comemoramos em altíssimo estilo o aniversário de nosso "amado-idolatrado-salve-salve(!)" diretor de fotografia, Jonny Ueda, graças ao carinho e colaboração do grupo.

Sem que ele desconfiasse (nem um cadinho), mantivemos o maior troca-troca de mensagens para acertar os detalhes da "surpresa". Houve até "bolão" de fotomensagens! No meio da reunião, exibimos um daqueles slide-shows incríveis com dezenas snapshots do aniversariante ao som de Quando você não está por perto, do Frejat, com direito a bolo e champagne!

E não para por aí: o café com abraço, que já era farto, ganhou o reforço do buffet da minha querida amiga Flávia Simões (e também a mais nova do time!), sem contar as maravilhosas trufas achocolatadas do J.R. Nattuh. Ou seja: no fotoclube a gente não come só com os olhos, não...

Começar o mês nesse ritmo de festa dá uma animada e tanto! E é por isso que a gente decidiu adotar o "parabéns pra você" como mimo indispensável aos aniversariantes de cada mês. Já dizia a minha avó: - "carinho e canja-de-galinha não fazem mal a ninguém".


Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com




Foto extraída do ensaio Pura Salescidade, de autoria de Pádua

Imagens & Lugares

Um dos pontos-altos de nosso encontro quinzenal, é o momento das apresentações em multimídia que preparamos com nossas imagens. As duas últimas apresentações causaram uma emoção especial: a primeira trazia imagens e momentos do grupo em Sabaúna; a outra, que recebeu o título de Pura Salescidade, é um trabalho documental da melhor qualidade, além de absolutamente alinhado com o nosso propósito de recuperação, difusão e preservação da memória. Nossos agradecimentos pela valiosa contribuição, Pádua!


O Fotoclube chega à Salesópolis!

No sentido horário: "Boy" (ao centro e de costas), Ana Wuo, Janaína e Márcio José de Faria,
Pádua, Hisao Shirabiyoshi, Tina e Domingos.

E por que não dizer que o tão rico e sensível documentário sobre Salesópolis, nos motivou a conhecê-la? Pois lá estivemos reunidos nas últimas semanas, com o objetivo de promover ações conjuntas. Assim, na terça-feira, 15/2, durante um encontro promovido por minha mais recente parceira Ana Wuo, tivemos o privilégio de conhecer alguns dos mais dedicados profissionais e amantes da fotografia da região.

O resultado de tão agradável encontro é que a Prefeitura Municipal de Salesópolis estará patrocinando a vinda deste grupo já para nossa próxima reunião! Será uma oportunidade rara para trocar informações e experiência, além de conhecer imagens que vão inspirar ainda mais nossa primeira saída fotográfica do ano.

XVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores

Já começamos a receber os CDs para o processo de seleção das imagens que irão marcar a participação do Clube da Imagem Fotográfica do Alto Tietê na 27a edição da Bienal (Cores) que este ano acontecerá na cidade de Londrina.

"Ter uma obra selecionada em uma Bienal é como ser indicado ao Oscar da Fotografia", disse Jonny Ueda, nosso diretor de fotografia. Contudo, vale lembrar que a participação se dá somente através dos fotoclubes - por isso estamos abrindo essa oportunidade para fotógrafos amadores e profissionais de todo o Alto Tietê, ao visitar cidades e convidar pessoalmente os interessados a enviarem o quanto antes o Pedido de Admissão juntamente com um CD contendo cópias em baixa resolução (máximo 800px/lado maior) para o processo de pré-seleção das imagens que serão enviadas em nosso malote.

Não perca essa oportunidade. Inscrição é gratuita!


Monochrome

Lembre-se que nossos exercícios criativos são fundamentais no processo de preparo para a participação na Bienal. Sendo assim, não deixe de apresentar os resultados de suas investidas. O último exercício proposto foi Monochrome - como na foto (acima) de Jonny Ueda.



ImageBusters!

Existem dois tipos de fotógrafos: "de oportunidade" e "caçadores de imagens". Para este último, a dica é ficar de olho nas manifestações populares que garantam espetáculos à parte de cor e movimento, como foi a comemoração do Ano Novo Chinês na cidade de Suzano em 11/2.
A gente esteve lá!


F5


Garanta sua participação no
PinholeDay

a primeira comemoração oficial da fotografia estenopeica no Alto Tietê
!


Se você ainda não de inscreveu para o PinholeDay no Alto Tietê, lembre-se de fazê-lo com boa antecedência a fim de garantir seu lugar e reunir seus materiais. Esta será uma deliciosa saída fotográfica com almoço Pascal, no último domingo de abril, quando o mundo inteiro comemora o Dia da Fotografia Pinhole. Informe-se e participe também do workshop!


Parcerias


Fotoclubistas do Alto Tietê já podem se beneficiar do mega desconto de 30% oferecido pela PREPARA Cursos Profissionalizantes para o módulo Photoshop - que pode ser feito sozinho ou como parte do pacote de ferramentas para o Design Gráfico.

Apresente sua carteirinha de associado à Rua Coronel Souza Franco, 661 no Centro e veja como a mensalidade ficou tão pequenininha que vale à pena, viu? Comece já! A gente te PREPARA!


Invista na própria imagem



Nada melhor do que encontrar uma maneira elegante de mostrar seu trabalho. E portifólios cumprem bem esse papel, à medida que valorizam a própria imagem do fotógrafo e aumentam significativamente o grau de atenção dada às suas obras.

Pensando nisso, o Fotoclube do Alto Tietê elaborou um modelo de portifólio com 30 páginas (20x30cm) em papel fotográfico e laminação líquida (protege da luz e marcas digitais), que irá deixar uma belíssima impressão literalmente falando) sobre sua imagem.

Apenas para associados: R$170,00
já com editoração e arte inclusos.


(*) O preço publicado neste site pode acompanhar variações nos preços de papel e tinta e sofrer aumentos sem aviso prévio.



NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
está agendado para quarta-feira o dia 23/2/2011, na Sala Isaac Grinberg, no andar superior da Biblioteca Municipal.

Na programação:

- recepção ao grupo de Salesópolis para o café com abraço;
- apresentacão dos ingressos;
- entrega de trabalhos para pré-seleção rumo à Bienal da Cor;
- PhotoQUIZ;
- show de imagens da Bienal da Cor 2009;
- notícias de interesse.

LEMBRETE: é necessária a apresentação da carteirinha para participar de nossas atividades e desfrutar dos benefícios da associação. Faça logo a sua.

O que mais você pode fazer agora:

- providenciar seu portifólio impresso;
- seguir a gente pelo Twitter;
- inscrever-se no Grupo do Facebook;
- conhecer nossa página no Flickr;
- enviar este boletim a pessoas às quais esta informação possa interessar.




fotoclube.altotiete@gmail.com
www.fotoclubedoaltotiete.art.br

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

[ImageBusters] "Batismo do Leão" abre o Ano do Coelho em Suzano

Na foto, duas alegorias confeccionadas de pelúcia branca, com olhos e boca bem pronunciados, ladeadas por dois rapazes em traje vermelho e preto, tipicamente chinês. Dá para ver que o conjunto está bem no meio da rua, como acontece com qualquer desfile aberto.
Uma festa que pode nos render ótimas imagens é a comemoração do Ano-Novo Chinês, que na cidade de Suzano será realizada na sexta-feira 11 de fevereiro em dois horários: ao meio-dia, um desfile saúda a chegada do Ano do Coelho na rua General Francisco Glicério, com a apresentação das folclóricas “Dança do Leão” e “Dança do Dragão”; já às 19 horas, no Parque Municipal “Max Feffer” (avenida Brasil, s/ nº, Jardim Imperador), acontecerá "O Batismo do Leão" - ritual, que segundo os chineses, atrai sorte e felicidade.

As autoridades locais, desde que formem um grupo de número ímpar, vão amarrar, cada um, uma fita vermelha no chifre do Leão (alegoria), o que, segundo a tradição chinesa, espanta os maus espíritos.
As alegorias que serão utilizadas durante o desfile são provenientes da China. A do Dragão tem aproximadamente 22 metros, e encanta pelos ricos detalhes.

O "batismo" só termina quando a autoridade máxima do município oferendar uma verdura para o felino. O evento permanece até o domingo 13 de fevereiro), das 11 às 22 horas, com entrada franca. Vamos nessa!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº5

ANO 1 - Nº5
EDITORIAL



Eu bem disse na edição anterior deste boletim que "nossos planos para 2011 são bem ousados" e são mesmo! As primeiras reuniões do ano foram essenciais para traçarmos os objetivos e metas para este e para pelo menos os dois próximos anos.

Decerto que muitas coisas podem surgir pelo caminho, mas tudo fica melhor quando ele está bem pavimentado, não é mesmo? E temos aqui alguns pontos-chave: para começar, é ano de Bienal da Cor e eu vou à Londrina em maio acompanhar o julgamento, porque tenho fé no grupo e na sua capacidade de se mostrar - afinal, é para isso que estamos nos dedicando tanto!

Antes, porém, vamos começar nossa expedição fotográfica pelo Alto Tietê na "Cidade de Sales" ou Salesópolis - que no dia 28 deste mês completa 173 anos. Na sequência visitaremos Poá, Suzano e desde já comecem a guardar suas latas para que no último domingo de abril a gente possa comemorar o PinholeDay em altíssimo estilo!

Em maio já estamos planejando uma interseção na Virada Cultural. Mas em agosto, mês internacional da Fotografia é que nossa mostra inclusiva tem tudo para se tornar uma referência em fotocidadania e, principalmente, nos proporcionar uma das mais ricas experiências que pudemos integrar.

Falando em obra, os fotoclubistas finalmente começamos a retomar antigos projetos autorais e alinhar com nossos projetos de vida, claro. É ótimo sentir essa pulsação no grupo!

Desejo a todos nós um ano impresso com as imagens do sucesso!

Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com



Preparativos para a XVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores

Nosso agradecimento público ao Secretário de Cultura, Prof. José Luiz Freire de Almeida, que tão gentilmente cedeu o auditório do Centro de Cidadania e Arte - Ciarte, (excepcionalmente) para que pudéssemos realizar nossa reunião dia 26 de janeiro, já que neste dia, estava sendo feito um procedimento necessário à manutenção da Biblioteca Municipal, que está tinindo de linda! E a gente, com muita saudade!

Mas confesso que foi incrível a gente assistir juntos, ali de frente para aquela telona de cinema, a edição que nos emocionou a todos, com as fotos que realizamos em Sabaúna, com
Phil Collins ao fundo cantando "Paradise". Vale um bis, pois foi demais!

Além destas, foram exibidas imagens inspiradoras reunidas por Tina Andrade, em homenagem a alguns de seus colegas do Luminous - fontes de grande inspiração para uma rápida palestra sobre Fotografia para Concursos - que deu a tônica dos preparativos para a Bienal da Cor.

Tina, que na Bienal de Ribeirão Preto teve duas fotos aceitas e chegou a receber Menção Honrosa pela obra "Pare!", falou sobre seus critérios de escolha no momento de inscrever um trabalho e, também, o que considera fundamental na hora de realizá-lo.



Você "bem na foto"!

Quer saber? Nossas carteirinhas estão fazendo um sucesso e tanto por onde passam! Sim, elas são mesmo um charme: personalizadas, com pseudônimo e data de nascimento (DD/MM), além de bonitas, ajudam a gente a memorizar nomes e "aquela data querida" . Já pegou a sua? Nããããoooo? Então não perca tempo e providencie logo, porque só com ela vai poder usufruir dos benefícios oferecidos ao grupo por nossos parceiros.

E a boa notícia é que os fotoclubistas do Alto Tietê já podem se beneficiar do mega desconto de 30% oferecido pela PREPARA Cursos Profissionalizantes para o módulo Photoshop - que pode ser feito sozinho ou como parte do pacote de ferramentas para o Design Gráfico.

A Prepara é uma franquia que além de ter um método muito diferente e especial de ensinar os softwares mais pedidos pelo mercado, ainda permite ao aluno montar seu próprio horário! Isso para freelancers e pessoas com uma agenda de trabalho atípica é o máximo! Marque
uma aula-teste pelo (11) 4728-1039 para ver como funciona. Apresente sua *carteirinha à Rua Coronel Souza Franco, 661 no Centro e veja como a mensalidade ficou tão pequenininha que vale à pena, viu? Comece já! A gente te PREPARA!

F5


Conheça e participe e programas divertidos e educacionais do WPO até 6 de fevereiro - no MIS:

Sexta – Sessão de fotos promocionais
Das 17h às 20h30
Final de semana com uma divertida sessão de fotos onde você é o modelo!

Sábado e Domingo – Workshop público de fotografia
Um workshop aberto para todos, que contará com luzes, modelos e direção de arte.

Série de oficinas, combinando instrução de especialistas com sessões de fotografias tiradas tanto em estúdio, como fora do MIS.

Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre armazenamento de fotografia, usando iStock como canal de venda do próprio trabalho, por meio do encontro com artistas bem sucedidos e equipe da iStock em uma atmosfera convidativa e descontraída.



Estão abertas as inscrições para o PinholeDay no Alto Tietê!


Leite em pó, panetone, relógio de pulso, manteiga, lingerie e até certos perfumes: o que é que esses produtos têm em comum? A resposta é: LA-TI-NHAS! E para que você possa ter tempo de sobra para reunir as suas, é que já estão abertas as inscrições para o workshop que vamos realizar e que culmina com uma deliciosa saída fotográfica no último domingo de abril, quando o mundo inteiro comemora o PinholeDay. Informe-se e participe!


Uma bela impressão!


O Fotoclube do Alto Tietê ajuda você a compor uma apresentação profissional: - "Meu amigo Derli Mello e eu somos da opinião de que o fotógrafo (mesmo amador) tem que sustentar uma bela postura, uma aura de glamour. Por essa razão, faço parcerias que vão permitir ao associado investir na sua imagem, gastando muito pouco", diz a presidente. Com isso, já é possível montar um portifólio como este da foto, com 30 páginas (20x30cm) em papel fotográfico, SÓ POR R$170* e ter um produto de alta qualidade, resolução e durabilidade gastando tão pouco! O álbum tem laminação líquida em todas as páginas - que o protege da luz e marcas digitais. Além disso, os associados ainda poderão adquirir cartões de visita, coletes, viseiras e bolsas protetoras padronizados com a logomarca do Fotoclube. Afinal, somos uma "grife"!


(*) O preço publicado neste site pode acompanhar variações nos preços de papel e tinta e sofrer aumentos sem aviso prévio.



NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
está agendado para quarta-feira o dia 9/2/2011, na Sala Isaac Grinberg, no andar superior da Biblioteca Municipal.

Na programação:

- entrega de trabalhos para pré-seleção rumo à Bienal da Cor;
- exercício criativo: Monochrome;
- roteiro de saídas fotográficas;
- Virada Cultural;
- show de imagens.

LEMBRETE: é necessária a apresentação da carteirinha para participar de nossas atividades e desfrutar dos benefícios da associação. Faça logo a sua.

O que mais você pode fazer agora:

- providenciar seu portifólio impresso;
- seguir a gente pelo Twitter;
- inscrever-se no Grupo do Facebook;
- conhecer nossa página no Flickr;
- enviar este boletim a pessoas às quais esta informação possa interessar.




fotoclube.altotiete@gmail.com
www.fotoclubedoaltotiete.art.br