Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº7

ANO 1 - Nº7
EDITORIAL



Muita coisa boa está prestes a acontecer, mas em todas deve estar você! É para isto que o nosso Fotoclube foi pensado e criado: para re-a-li-zar. Pensa que é fácil? Não, não é! É uma vocação!

Para falar sobre o tema, sim, é fácil: basta "um pastel e dois chopps", um cara antenado e todos podem ter uma infinidade de informações sobre o que acontece no fabuloso mundo das fotografia.

Eu poderia perguntar agora: "que mudanças isso promoveria na 'sua' fotografia?", não poderia? Mas eu prefiro perguntar "que mudanças você vai promover com isso?". Bem, se escolheu estar aqui com a gente, é bom saber que foi justamente a possibilidade de usar a fotografia como um poderoso agente de mudanças que me deu esse "click"!

E é por isso que meio ano e 2.5 mil acessos depois da inauguração oficial, já estamos perto de realizar uma mostra de fotografia inclusiva jamais vista no Alto Tietê! Parabéns!

Dizem que a gente se liga às outras pessoas por afinidade e que talvez elas carreguem consigo algo que está dentro de nós. Então eu só posso estar maravilhada com o fato de saber que tornei mais alguém disposto a usar a sua câmera para dizer: "a minha fotografia pode mudar um pensamento, sim!".

Até o próximo encontro.

Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com




Foto: Pádua

ÚLTIMA CHAMADA PARA SALESÓPOLIS!



Última chamada para nossa primeira saída fotográfica à Salesópolis, neste sábado (19/03), dia de São José, seu padroeiro - quando a cidade escolheu comemorar o aniversário.

Nosso grupo será recebido para um delicioso café da manhã e ciceroneado pelo colega fotoclubista Pádua. Partiremos às 6h45 deste sábado e o ponto-de-encontro será a esquina da Rua Cabo Diogo com Engenheiro Gualberto no centro de Mogi das Cruzes. Todos devem portar crachá de identificação!

A programação estará sendo distribuída na chegada. Ainda há tempo de enviar uma mensagem para fotoclube.altotiete@gmail.com colocando na linha do assunto: "eu vou para Salesópolis".



Prazo final para participar da Bienal


Encerra na quarta (23/3) o prazo para a entrega dos CDs com fotos para o processo de pré-seleção rumo à 27a edição da Bienal da Cor. É bom lembrar que para participar é preciso ser membro afiliado ao Fotoclube, portanto é fundamental que os autores já tenham entregue o pedido de admissão preenchido e revisado. Participe! A inscrição é gratuita.



Pincel de luz

Nosso próximo exercício criativo será o light painting, ou "pintando com luz" - como nesta foto (acima) de Tina Andrade. Todos devem levar para a sala Isaac Grinberg uma lanterna e câmera. Lá disponibilizaremos tripé e papel especial. Este exercício é uma delícia! Imperdível.


Imagine só!

Fica em cartaz na Caixa Cultural da Sé - até o dia 15 de maio - a mostra “Olhar Imaginário”, com German Lorca - ícone da fotografia moderna brasileira. Aos 88 anos e em plena atividade, o artista paulistano é considerado por historiadores como um marco da fotografia experimental no Brasil, ao atribuir à linguagem novas possibilidades de representação, por meio da introdução da ficção e da livre imaginação. Saiba mais do Catraca Livre.


F5

Foto: Science Fórum

Garanta sua participação no
PinholeDay

a primeira comemoração oficial da fotografia estenopeica no Alto Tietê
!


Se você ainda não de inscreveu para o PinholeDay no Alto Tietê, lembre-se de fazê-lo com boa antecedência a fim de garantir seu lugar e reunir seus materiais. Esta será uma deliciosa saída fotográfica com almoço Pascal, no último domingo de abril, quando o mundo inteiro comemora o Dia da Fotografia Pinhole. Informe-se e participe também do workshop!


Foto: Furious Photography


O casamento perfeito!

Quer ganhar uma Canon 5D Mark II? Pois é o que irá levar o ganhador do Prêmio Wedding Brasil de Fotografia, concurso que tem o propósito de reconhecer o talento dos fotógrafos sociais e, principalmente, fomentar a arte e valorizar a fotografia de casamento. As incrições encerram em 10 de abril.


Você ainda não sabe Photoshop? Então a gente te prepara!


Fotoclubistas do Alto Tietê já podem se beneficiar do mega desconto de 30% oferecido pela PREPARA Cursos Profissionalizantes para o módulo Photoshop - que pode ser feito sozinho ou como parte do pacote de ferramentas para o Design Gráfico.

Apresente sua carteirinha de associado à Rua Coronel Souza Franco, 661 no Centro e veja como a mensalidade ficou tão pequenininha que vale à pena, viu? Comece já! A gente te PREPARA!


Invista na própria imagem


Nada melhor do que encontrar uma maneira elegante de mostrar seu trabalho. E portifólios cumprem bem esse papel, à medida que valorizam a própria imagem do fotógrafo e aumentam significativamente o grau de atenção dada às suas obras.

Pensando nisso, o Fotoclube do Alto Tietê elaborou um modelo de portifólio com 30 páginas (20x30cm) em papel fotográfico e laminação líquida (protege da luz e marcas digitais), que irá deixar uma belíssima impressão literalmente falando) sobre sua imagem.

Apenas para associados: R$170,00
já com editoração e arte inclusos.


(*) O preço publicado neste site pode acompanhar variações nos preços de papel e tinta e sofrer aumentos sem aviso prévio.



NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
está agendado para quarta-feira o dia 23/3/2011, na Sala Isaac Grinberg, no andar superior da Biblioteca Municipal.

Na programação:

- Nosso "café com abraço" quentinho;
- apresentacão dos egressos;
- recolhimento das imagens para a Bienal da Cor;
- exercício criativo;
- notícias de interesse e muito mais!

LEMBRETE: é necessária a apresentação da carteirinha para participar de nossas atividades e desfrutar dos benefícios da associação. Faça logo a sua.





fotoclube.altotiete@gmail.com
www.fotoclubedoaltotiete.art.br

O que mais você pode fazer agora:
- providenciar seu portifólio impresso;
- seguir a gente pelo Twitter;
- inscrever-se no Grupo do Facebook;
- conhecer nossa página no Flickr;
- enviar este boletim a pessoas às quais esta informação possa interessar.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Nosso desafio de Carnaval é encontrar a realidade na fantasia!


O Secretário de Cultura, Prof. José Luiz Freire de Almeida e a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes concederam ao Fotoclube do Alto Tietê, algumas credenciais que permitirão acesso à avenida onde será realizado o desfile das escolas de samba.

Assim, está oficialmente lançado nosso desafio fotográfico "Encontre a realidade na fantasia". A ideia principal deste exercício criativo é revelar através da imagem, traços da realidade nua por trás das "máscaras" e daquilo o que nos permitimos viver durante essa festa profana.

REGISTRAR O CARNAVAL é também uma oportunidade única de obter um material rico em cores e formas, visando a participação na bienal fotográfica que se aproxima! Isto sem contar o fato de que o desfile carnavalesco em Mogi das Cruzes é uma das maiores manifestações populares de todo o Alto Tietê.

E entre os diferentes turnos, ainda podemos incluir no desafio, o carnaval de época em Sabaúna. Todos os fotoclubistas são incentivados a registrar a passagem do Carnaval em suas respectivas cidades, lembrando da importância de preservar este patrimônio cultural e artístico na memória.

O número de credenciais é limitado. FAÇA AGORA MESMO A SUA INSCRIÇÃO!