Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº11

ANO 1 - Nº11
EDITORIAL



Fotoclubistas amigos,

quando conhecemos muito bem nossa missão e quanto mais relevante ela é para a sociedade, maiores são os desafios que se apresentam.

Não tem sido diferente. Mas antes que algo me tire do sério, sempre digo em voz alta para mim mesma: "Tina, faça o que puder, com o que tiver e onde estiver". E é assim que faço acontecer tudo (rigorosamente tudo, okay?) que me proponho realizar.
E me propus, dentre coisas e mais coisas, a reunir fotografia e palavra para "fazer o que precisa ser feito". Da fotografia tomo emprestada a elegância e engenhosidade; já a palavra tem sido minha matéria-prima e capital.
Para usar a palavra, é preciso ser elegante. Me prevaleço da arte para ser a palavra, nem sempre a voz.
Assim, enquanto o foco estiver nos objetivos, "faça o que puder, com o que tiver e onde estiver".
E que o Universo (só ele) se ocupe daquilo que não nos cabe.
Parabéns a todo o grupo por cada conquista!

Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com



Mostra À Capela é atração da Festa de Santa Cruz

Matéria publicada hoje na página 8 do Caderno Cidades do jornal O Diário
(clique para ler)

"Gostei muito das fotografias, mas também pelo trabalho artístico no acabamento das molduras e das histórias contadas aqui, que são tão enriquecedoras."

A frase é do indiano Jameskutty Váranathu Mathai, que deseja ser chamado simplesmente de "Padre Jaime" (acima) , diante das dezenas de fotos, que registram a passagem do Fotoclube do Alto Tietê, por este que é um dos mais lindos roteiros religiosos e que agora está convertido em um importante patrimônio imagético.

Ao todo 12 fotoclubistas (que estão de parabéns!) revelam imagens que foram adornadas com uma moldura de pátina e pedraria, que alude à arquitetura gótica. Elas ficarão em exposição no salão de festas da Paróquia Santa Cruz de Capela do Ribeirão até o próximo domingo. Entrada franca.



II Bienal
de Arte Fotográfica Natureza em Cores


Os fotoclubistas do Alto Tietê, Ademir Archanjo, Augusto Neto, Bárbara Muniz, Cauê Godinho, David Oliveira, Fernanda Geggus, Geni Sau, Hisao Shirabiyoshi, Jonny Ueda, Kuolema Nihil, Natú, Pedro Tomasulo, Ricardo Lopes e Tina Andrade enviamos quase 40 imagens para a II Bienal de Arte Fotográfica Natureza em Cores que é organizada pelo Grupo Amigos da Fotografia da Cidade de Ribeirão Preto - SP.

As imagens selecionadas pela comissão julgadora serão expostas em 1º de outubro. Os três primeiros colocados receberão medalhas da Confederação Brasileira de Fotografia e do 4º ao 20º serão entregues menções honrosas. Também serão premiados os três fotoclubes que somarem mais pontos na classificação dos membros. Vamos cruzar os dedos para chamar a boa sorte!


Mostra de Inclusão Visual


Acima, na foto, Janaína Rodrigues (TV Mogi News) entrega o certificado de participação
feito em braile e tinta à Márcia dos Santos, autora da obra "A Bela do Carmo".


Quem participou da Ia Mostra de Inclusão Visual do Fotoclube do Alto Tietê, pode se emocionar com o entusiasmo das muitas pessoas com deficiência (especialmente a visual) ao perceber uma mostra realizada inteiramente para ela!

Além da mostra fotográfica propriamente dita, o público teve três dias de palestras, experiências sensoriais e degustar os equipamentos trazidos pela Tecassistiva, para tornar os conteúdos de imagem acessíveis.

"Espero que mais eventos como esse, possam ser realizados na cidade, para que ajudem na conscientização da população em geral a respeito das questões inclusivas, bem como, para que cada vez mais os deficientes possam usufruir dos eventos culturais de maneira confortável e que atendam às suas necessidades, com autonomia e segurança", disse Bianca Cristiane, autora do Mogi Acessível - em seu depoimento.

Baylongue: "Fiquei realmente emocionado com esta obra. Vou levar comigo para expor!"

A meta de entregar a releitura do selo dos 400 anos de emancipação da cidade ao criador da proposta, o historiador e filatelista João Roberto Baylongue, foi cumprida como planejado: no dia do aniversário da cidade e imediatamente após o cerimonial de obliteração (carimbagem) do selo.
Baylongue ficou parado, em silêncio por quase um minuto admirando a obra emocionado. Nos encontramos novamente durante o seminário de acessibilidade (CMMC), onde ele pode admirar o conjunto. Para o historiador, fotografia e filatelia estão absolutamente alinhadas e já traçou planos ousados, bem ao seu estilo.

Tudo o que foi veiculado na imprensa local sobre a MIV - poderá ser visto no e-clipping em nosso site. A repercussão foi tanta que a mostra frequentou as paredes da 2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania; 2º Seminário Municipal da Acessibilidade, Diversidade e Inclusão 2011.

Entre os diversos desdobramentos desta ação vamos destacar:
1) é a primeira vez que um deficiente visual total assina uma fotografia de chamada de matéria;
2) a ministra da pasta de Direitos Humanos recebeu de nossas mãos, em Brasília, um exemplar de As Sete Maravilhas de Mogi;
3) a mostra terá uma versão acessível no midiace.


Nasceu!

... a pequenina Júlia, filha dos queridos Mário e Miriam Fucamidu no dia 27 de agosto às 16h15. Nós do Fotoclube, só podemos desejar ao casal que curta imensamente a alegria que representa esta vida que se inicia e que há de lhes proporcionar muitos e muitos instantes de felicidade! Falando nela, já estamos todos muito ansiosos para conhecer a "akachan" (bebê) ao vivo e no ensaio!



NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
está agendado para esta quarta-feira, dia 14/9/2011, na Sala Isaac Grinberg, no andar superior da Biblioteca Municipal.

Na programação:

- nosso "café com abraço" ficará ainda mais gostoso acompanhado de uma deliciosa companhia (surpresa!) ;
- apresentação dos novos associados;
- distribuição de carteiras;
- exibições de fotovídeos;
- divulgação da agenda de reuniões, eventos e atividades;
- mini-workshop: leve uma foto de arquivo PESSOAL;
- nova proposta de exercício criativo: shadowgrafia;
- preparativos para a festa de aniversário do Fotoclube;
- e muito mais!

LEMBRETE: é necessária a apresentação da carteirinha para participar de nossas atividades e desfrutar dos benefícios da associação. Faça logo a sua.




fotoclube.altotiete@gmail.com
www.fotoclubedoaltotiete.art.br

O que mais você pode fazer agora:
- seguir a gente pelo Twitter;
- inscrever-se no Grupo do Facebook;
- conhecer nossa página no Flickr;
- enviar este boletim a pessoas às quais esta informação possa interessar.