Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº12

ANO 1 - Nº12
EDITORIAL


(*) Em exposição até 15 de outubro no Ribeirão Shopping
das 10h às 22h (de segunda a sábado) e das 12h às 20h (aos domingos)


Fotoclubistas amigos,

é como uma alegria que comunico que o Fotoclube do Alto Tietê teve as obras* "Enamorados", de Pedro Tomasulo e "Filigrana", desta que vos fala, aceitas na II Bienal de Arte Fotográfica Natureza em Cores, evento realizado pelo Fotoclube de Ribeirão Preto, patrocinado pela Confoto, cuja abertura aconteceu na noite de sábado (1/10) no Ribeirão Shopping.

Organizada pela Confederação Brasileira de Fotografia em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, o Grupo Amigos da Fotografia e o Museu da Imagem e do Som, que incumbiram um júri especializado da seleção dos 121 trabalhos que compõem umas das mais belas edições da história das Bienais.

A todos que inscreveram obras nesta edição, PARABÉNS, pois sabemos que o julgamento é subjetivo, mas o resultado será sempre positivo: ganhamos experiência, pontuamos, trabalhamos mais uma vez com alto espírito colaborativo! Os trabalhos estavam maravilhosos e tenho a CERTEZA de que teremos muitas outras excelentes oportunidades à nossa espera.

Nosso trabalho está tendo o reconhecimento natural e merecido. E eu não me arrependo de ter aberto mão de dias de lazer, tardes de prazer e noites de sono (podendo variar a ordem...) para assumir o posto de "fotomãe".

Estamos às vésperas de completar um ano de atividades no coração do Alto Tietê e não poderíamos ter presente melhor! O ganho não é singular, é plural: todos vem desempenhando seu papel exemplarmente pelo coletivo.


Muito, muito, muito obrigada!
É do coração.



Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com



Fotografia inclusiva é tema do ENCIBRAC - I Encontro Científico
da Universidade Braz Cubas


No sábado 1/10, estudantes das áreas de graduação, pós-graduação e do programa de mestrado interdisciplinar tiveram a oportunidade de divulgar seus trabalhos no Encibrac - I Encontro Científico da Universidade Brás Cubas. Entre os trabalhos apresentados, a Fotografia Inclusiva, objeto de estudo de Tina Andrade. Diz a autora do trabalho: "[...] a despeito dos adventos tecnológicos disponíveis, uma barreira atitudinal resiste na sociedade de conteúdos que impede o acesso universal à informação. Por esta razão o objetivo principal deste trabalho foi verificar que a fotografia é um poderoso artefato semiótico de intervenções sociais".
A Mostra de Inclusão Visual - imaginaSOM é um corpus de análise que integra o trabalho de pesquisa acadêmica. Durante a apresentação, a autora repetiu (com a comunidade científica) a experiência sensorial que nos permite a todos refletir se, de fato, "uma imagem vale mais do que mil palavras". O trabalho será publicado nos anais do Encibrac.


Mostra Visual Inclusiva ganha versão acessível na WEB

(clique na figura para assistir)

Ainda sobre a imaginaSOM, ela é a exposição do mês no site da Midiace! Para quem (ainda) não a conhece, trata-se de uma instituição com sede em Belo Horizonte, que se dedica ao estudo sistemático e implementação da acessibilidade, através da audiodescrição para cegos e legendagem para surdos.

"A socialização desta versão acessível da mostra, é um dos resultados esperados do trabalho. Desta forma, podemos estendê-la a um número ainda maior de pessoas com deficiência, consagrando nossa fotografia inclusiva", diz a curadora da mostra e presidente do coletivo, a jornalista e pesquisadora Tina Andrade.

Em entrevista exclusiva a Rodrigo Campos, Tina conta o que vivenciou na prática, as maiores barreiras para tornar a mostra acessível e a lição e maior recompensa por este trabalho. Ouça!

Depois desta exposição Tina adianta que está planejando as próximas mostras acessíveis com trabalhos individuais de Nivaldo Alves e Ricardo Pedroso.


Fazendo escola!


Uma das primeiras a se engajar por completo no Movimento pela Inclusão Visual lançado aqui, foi a fotoclubista Juliana Panissa. "Ju" acaba de reformular o blog onde ela socializa suas fotografias utilizando o recurso da audiodescrição. É isso aí!


Escrita com sombra? Que legal!


Photographies são "escritas com luz", já Shadowgraphies... bem, foi mais um daqueles exercícios para lá de criativos que fizeram a gente se divertir à beça! Augusto Neto, Cleide Mesquita, David de Oliveira, Lou Dulis, Hisao Shirabiyoshi, Matheus Sant'Anna e Thais Pinto produziram imagens incríveis que serão conhecidas no próximo encontro. Imperdível!

Photochopp party

Já está dando o que falar a festa do primeiro aniversário do Fotoclube.
Promete: ba-la-dééé-si-ma, "secos & molhados", gente estilosa, sorteios, brindes e, acima de tudo, muita FOTOGRAFIA E EMOÇÃO!
Reserve seu lugar: escreva para fotoclube.altotiete@gmail.com colocando na linha do assunto a palavra "Aniversário" e aguarde as instruções. Por questões de segurança o endereço do local não deverá ser compartilhado em perfis públicos e redes sociais.


NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
está agendado para esta quarta-feira, dia 5/10/2011, na Sala Isaac Grinberg, no andar superior da Biblioteca Municipal.

Na programação:

- nosso esperado "café com abraço";
- apresentações;
- exibições de fotovídeos;
- divulgação da agenda de reuniões, eventos e atividades;
- bate-papo sobre o resultado da Bienal da Natureza;
- próximos projetos;
- nova proposta de exercício criativo: fazes faces de fases;
- preparativos para a festa de aniversário do Fotoclube;
- e muito mais!

LEMBRETE: é necessária a apresentação da carteirinha para participar de nossas atividades e desfrutar dos benefícios da associação. Faça logo a sua.




fotoclube.altotiete@gmail.com
www.fotoclubedoaltotiete.art.br
O que mais você pode fazer agora:
- seguir a gente pelo Twitter;
- inscrever-se no Grupo do Facebook;
- conhecer nossa página no Flickr;
- enviar este boletim a pessoas às quais esta informação possa interessar.