EDITORIAL
Fotoclubistas amigos,
no próximo domingo o Fotoclube do Alto Tietê completará mais um ano de atividades. Foram muitos desafios a transpor para que pudéssemos chegar a realizar a gama de projetos com os quais temos provocado mudanças significativas na vida de tantas pessoas.\
Agora que fomos declarados De Utilidade Pública, nossa responsabilidade é ainda maior e nosso espectro de projetos também. Ciranda Rosa é um deles. Poder elevar a autoestima de mulheres em tratamento de câncer, através de retratos dotados de beleza, feminilidade e glamour e ao mesmo tempo trocar vivências, aprender a melhorar a qualidade de nossos dias e nossas relações foi muito bom e inspirador. Já estamos planejando o novembro azul.
As reuniões com o Colegiado Setorial de Artes Visuais, as oportunas contribuições rumo à Conferência Nacional da Cultura, e a participação no Encontro de Gestores no Fórum Latino-Americano de Fotografia, certamente me inspiraram traçar novos rumos para o Fotoclube em 2014.
Tudo é uma questão de querer, crer e atuar.
E estamos fazendo isso.
Um grande e caloroso abraço!
____________________________________________________________________
Entre as borbulhas de champagne (sem álcool!) morangos e chantilly, que foi oficialmente inaugurada a "Ciranda Rosa", realizada pelo Fotoclube do Alto Tietê em conjunto com a Associação Beneficente de Controle do Câncer (ABCC AT), em exposição até domingo, 27 de outubro no Mogi Shopping.
"Ciranda Rosa" é um ensaio fotográfico que resgata o feminino e coloca a mulher, com toda o seu esplendor de volta ao seu lugar na cidade, na sociedade, na vida - já que de fato, após diagnosticadas com câncer, a maioria opta por se fechar em casa, buscar o ostracismo. O projeto Ciranda, da ABCC faz com que essas pacientes, unidas pelo amor e solidariedade, visitem lugares e jamais se distanciem da vida como ela é e com tudo o que ela traz.
O Fotoclube do Alto Tietê, cuja missão é resgatar valores dispersos e cidadania através do exercício do olhar fotográfico, foi chamado para registrar esse momento e expandir a mensagem de conscientização e prevenção do câncer de mama, neste mês caracterizado como o Outubro Rosa.
A curadorada mostra e presidente do Fotoclube, a jornalista e agente de comunicação, cultura e arte para o desenvolvimento inclusivo Tina Andrade, não só topou o desafio, como desejou fazer uma de suas melhores intervenções:
- "Aqui são humanos olhando para humanos. Tudo o que não precisávamos fazer era fotografar (no sentido de usar uma câmera para coletar uma imagem da pessoa)! Nós convivemos, saímos juntos, nos divertimos, sobretudo modificamos algumas impressões sobre a vida, sem fingir que não existe o problema, mas tornando-o menor que a nossa existência", disse Tina.
A exposição também foi pensada para que fosse calorosa, acolhedora e envolvente, sobretudo, para favorecer a abordagem de pessoas e uma conversa aberta sobre essa forma de câncer que afeta mulheres e homens. Sim, alguns homens também estão suscetíveis ao câncer de mama, mas o tabu em torno da doença bloqueia o livre fluxo de informações.
Por isso, foi montada uma sala de estar com todo o conforto, onde pacientes se revezarão nesse encontro entre a arte a e educação com o objetivo de levar aos visitantes, um conjunto de informações e melhor: a própria experiência vivida.
Para fazer o trabalho, Tina registrou o depoimento tanto das pacientes, mas também dos fotoclubistas que atenderam à chamada para o projeto.
- "Eu queria colocar as mensagens de uma forma não panfletária, mas sempre com a beleza de fundo. Daí veio a ideia de trazer para o ambiente da exposição um elemento que via de regra todos temos em nossas casas, que são os azulejos para passar os textos elucidativos e o testemunhal dos envolvidos", contou a curadora.
Esses depoimentos são, em verdade, uma exposição dentro de outra: as fotos (que privilegiam a vibração e a energia afetiva presentificada pelo rosa) mostram o que os olhos podem ver, as palavras, o sentimento de cada pessoa fotografada e daquela que a fotografou. E o movimento circular da Ciranda foi recriado, colocando os elementos propositadamente desconectados. Além disso, lado a lado das fotos das personagens foram colocadas pequenas fotos das companheiras para mostrar que ninguém está sozinho.
Na co-produção, Valéria Macedo (ABCC AT) e Jonny Ueda que divide com Tina a direção do Fotoclube, o amor e sua missão de vida.
Quem assinar o livro de visita terá direito a concorrer ao sorteio de um relógio doado pela S.Stein, a loja Arquitettá assina a decoração ambiente e o Centro Oncológico é o patrocinador oficial. Também apóiam a iniciativa: a Confraria Mogyana, a AJPS e anônimos ilustres.
A exposição permanece à sua espera de segunda a domingo (27), das 10 às 22 horas.
Às 15h40 do dia 4 de setembro de 2013, foi aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI Nº 93/13, de autoria do Vereador Iduigues Ferreira Martins, que dispõe sobre declaração de UTILIDADE PÚBLICA do Clube da Imagem Fotográfica do Alto Tiête. nosso FOTOCLUBE DO ALTO TIETÊ.
Durante sua declaração de voto, o autor do projeto (que acumula o cargo de presidente da Cultura, Pessoa com Deficiência, Direitos Humanos, Idoso, Criança e Adolescente e Igualdade Racial), sensível que é às causas sociais, parabenizou o Fotoclube por seu trabalho de inclusão através da fotografia. Todos somos gratos pelo seu empenho, vereador.
Obras da fotoclubista Luciana Araújo selecionadas na primeira fase do
12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos - Arte Moderna e Contemporânea
12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos - Arte Moderna e Contemporânea
O Fotoclube do Alto Tietê tem a honra de comunicar que está muito bem representado na primeira fase do 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos - Arte Moderna e Contemporânea com as obras Pontilhão, Spidermen e Cama-de-Gato, da fotoclubista Luciana Araújo!
Agora vamos preparar as obras que deverão ser enviadas para a segunda etapa da seleção, no período de 03 a 13 de setembro, devidamente preparados para a exposição agendada para 5 de outubro. No próximo dia 24, sairá o resultado da 2a etapa. Vamos trabalhar firme e desde já, assinem este post os interessados em prestigiar o vernissage.
Parabéns Luciana!
Esse é o reconhecimento de seu esforço e dedicação que tanto nos orgulha!
PANORAMAS DA CIDADE
É maravilhoso quando construímos um projeto que é sucesso desde o começo! Assim aconteceu com o projeto PANORAMAS DA CIDADE, cujo piloto partiu de Arujá. Sensibilizada com as questões sociais, a Secretária Bernadete Lucena, motivada por Juliana Borges e Heloize Campos, confiou ao Fotoclube do Alto Tietê a missão de realizar um workshop de fotografia que resultasse em uma exposição na semana do aniversário da Cidade.
Foi então que nos lançamos num projeto de FOTOGRAFIA INCLUSIVA aberto à comunidade em toda a sua diversidade. Além de aprender os fundamentos da fotografia, o grupo foi às ruas para reconhecer e/ou reaprender o seu lugar, dessa vez em meio à experiência rica que foi receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com alegria, tolerância social, alteridade e muito, muito amor - o que as fez sentirem-se ainda mais valorizadas, criativas e talentosas.
A exposição foi muito bem quista na Câmara Municipal de Arujá, aonde foi realizada.
Na cerimônia de entrega dos certificados, durante um belíssimo café da tarde, os participantes puderam tocar suas obras, tirar dúvidas e já fazer planos para um novo trabalho.
Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com
www.fotoclubedoaltotiete.art.br
Participe das reuniões do Fotoclube que acontecem no Sindicato
dos Bancários. Na programação:
- Café com abraço (networking);
- documentários;
- informações;
- aulas e dicas sobre fotografia;
- dinâmicas
E muito mais!