Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

[Releases]

Press-release
Mogi das Cruzes inaugura fotoclube

Para divulgação imediata
Editorias: cultura, cidade, artes, agenda de eventos, memória

O fotógrafo Jonny Ueda (ganhador do Prêmio fotográfico "As Sete Maravilhas de Mogi") e a jornalista Tina Andrade, convidam para a cerimônia que oficializará a inauguração do Clube da Imagem Fotográfica da Região do Alto Tietê, no próximo dia 27 de outubro, às 19h00, no Casarão do Largo do Carmo.

Com o surgimento dos fotoclubes, a fotografia no Brasil se tornou uma forma de expressão artística, além de um simples registro de imagem. “O movimento fotoclubista nunca esteve tão forte", diz Tina Andrade, presidente do "Fotoclube do Alto Tietê", como é naturalmente chamado, celebrando o aumento de clubes, especialmente nas cidades do interior do Brasil.

A jornalista, traz na bagagem a larga experiência adquirida no Grupo Luminous de Fotografia, do qual é membro e da pesquisa científica que realiza com a fotografia no Programa de Mestrado em Semiótica, Tecnologia de Informação e Educação pela Universidade Brás Cubas.

Tina conta que toda a sua dedicação à fotografia vem de sua relação com o fotógrafo Jonny Ueda, com quem é casada. "Jonny e eu temos uma história de vida que está ligada diretamente à fotografia e achamos que podíamos concretizar ações sociais efetivas, levando para o fotoclube nossa missão pessoal de resgatar valores dispersos e noções de cidadania através do olhar fotográfico".

A fotografia digital, sem dúvida, é responsável pela democratização do fotoclubismo, atraindo interessados de todas as áreas. Através do Fotoclube do Alto Tietê, o casal está pondo em prática o projeto Imagem em AÇÃO - trabalho voluntário junto de escolas públicas da região, com o objetivo de prevenir contra a agressividade (bullying) e o uso de drogas, além de despertar talentos para a fotografia e ajudar a preservar a memória do lugar.

O fotoclube - que abrange toda a região do Alto Tietê - terá sede em Mogi das Cruzes; promoverá palestras, cursos e workshops, saídas fotográficas assistidas, exposições e leituras de ensaios, entre outras atividades - com destaque para "Mesa de Luz" - que consiste em uma série de diálogos pautados em diferentes pilares da Fotografia, com a presença de convidados ilustres.

Apoiados pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, os encontros acontecerão quinzenalmente às quartas-feiras a partir das 19h00 na Divisão de Preservação do Patrimônio Histórico e Conhecimento da Biblioteca Pública Municipal Benedicto Sérvulo de Sant'Ana, que fica à Rua Coronel Souza Franco n.º 993, em Mogi das Cruzes.

Entre as atividades previstas, estão as bienais e salões de fotografia com o objetivo de resgatar e manter viva a Memória do Alto Tietê, pelo envolvimento direto dos próprios munícipes. Os associados serão estimulados a participar destes e de outros concursos fotográficos, graças à política de parceria com empresas do setor, como minilabs e escolas.

Jonny Ueda, que já recebeu vários prêmios fotográficos, tem um firme propósito na direção de fotografia: "sei que posso ser útil de verdade aqui, porque aqui colocamos o ego de lado e deixamos o coração pulsar na cabeça; assim juntos vamos poder transferir o que aprendemos ao longo dos anos para ajudar a formar pessoas melhores, dentro do melhor conceito de 'fotografia cidadã'".

Neste momento o Fotoclube do Alto Tietê se prepara para lançar uma série de cartões postais da Cidade - "trabalhamos desde 2007 com o objetivo de reverter parte da renda adquirida para a compra de suprimentos à base de soja para pacientes assistidos pelo GAPC", conta a presidente que enxerga no fotoclubismo mais uma oportunidade de humanização.

Para melhores informações escreva para
fotoclube.altotiete@gmail.com.