Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aprenda brincando os controles de uma câmera

Um ótimo recurso para fotógrafos iniciantes treinarem os ajustes manuais de uma câmera é este simulador reflex. Com ele, você pode ver na hora o resultado da ação sobre os seguintes controles:

Iluminação (Lighting)

É fundamental definir a iluminação na sua câmera.
Com poucas exceções, você pode nunca ter muita luz. Use esse controle deslizante para experimentar diferentes condições de iluminação interior e exterior, tais como: fosco no interior, brilhante no interior, nublado, muito nublado, parcialmente nublado, na maior parte ensolarado ou ensolarado.

Distância (Distance)

Use esse controle deslizante para simular o quão perto ou distante você está em relação ao assunto.

Distância focal (Focal Lenght)

Mover esse controle deslizante é o mesmo que zoom in (aproximar) e out (afastar), com sua lente. Afastar o zoom (out) cria a maior profundidade de campo (mais coisas estão em foco), enquanto que aproximar o zoom (in) cria uma menor profundidade de campo (normalmente apenas o tema estará em foco).

Modo (mode)

Os modos de exposição de uma reflex permitem controlar um cenário enquanto a câmera ajusta automaticamente. No modo de Prioridade de Obturador (Shutter Priority), definir a velocidade do obturador enquanto a câmera ajusta a abertura / f-stop. No modo de prioridade de abertura (Aperture Priority), você define a abertura / f-stop, enquanto a câmera ajusta a velocidade do obturador. No modo manual, você fica no controle total da câmera! Consulte o medidor de luz da câmera (fotômetro) para ajudar a obter a exposição correta. Embora todas as câmeras este tipo tenham um modo "totalmente automático", não há quem veja muita graça nisto. O bom mesmo é "brincar" com os controles para experimentar os resultados.

ISO

ISO refere-se a sensibilidade do "filme", à luz recebida quando a imagem é capturada. Configurações de alta ISO permitem velocidades rápidas de obturador com muito pouca luz, mas deixam a imagem granulada. Já as configurações de baixa ISO produzem uma imagem bem mais limpa, mas requerem muita luz. Geralmente, você vai preferir usar a configuração ISO mais baixa que a iluminação irá permitir.

Abertura (Aperture)

Abertura, ou f-stop, refere-se quão grande é o orifício pelo qual a luz vai passar quando o obturador é aberto e a imagem capturada. Quanto menor for o número f, maior será a abertura. Da mesma forma, quanto maior o número f, tudo o que estiver na frente e atrás do objeto estará no foco, só que vai precisar de mais luz. Quanto menor o número f, tudo o que estiver na frente e atrás do objeto será fora de foco, e menos luz você vai precisar.

Velocidade do obturador (Shutter Speed)

Velocidade do obturador é quanto tempo o obturador deve permanecer aberto, permitindo que a luz entre na câmera, para uma exposição adequada da imagem. Velocidades rápidas do obturador permitem "congelar" a ação em uma foto, mas requerem muita luz. Velocidades mais lentas do obturador permitem fotografar com menos luz, mas pode causar desfoque de movimento na imagem.

Como fazer:

Deslize os controles considerando as explicações acima. Depois, aperte no grande botão verde, para ver como ficaria a foto na realidade. Depois, clique na seta "return to viewfinder" para uma nova simulação. Aprenda divertindo-se!