Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

(18/3/2012) Expedição ao Parque das Neblinas


Antiga fazenda de produção de eucaliptos, o Parque das Neblinas é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo programa Homem e Biosfera, da Unesco.

São 2.8 mil hectares de mata em regeneração, de rica biodiversidade e antigas rotas de caça de animais que se transformaram em trilhas para caminhadas e contemplação da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados biomas brasileiros.

O local ainda funciona como escola de práticas sustentáveis, fortalecendo a aproximação do homem com a natureza. Fomenta a restauração da Mata Atlântica por meio de programas dirigidos à educação ambiental, ecoturismo, manejo sustentável de recursos naturais, cultivo de espécies ameaçadas e pesquisas científicas.

O Fotoclube do Alto Tietê, com apoio técnico da DebiMogi Turismo, abre inscrições para sua primeira expedição fotográfica ao Parque das Neblinas, com mini-workshop oferecido generosamente por Pedro Tomasulo.

Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da UBC, Tomasulo sabe como poucos colocar o ingrediente poético na fotografia de Natureza. Fotoclubista dedicado, já teve uma obra aceita na II Bienal de Arte Fotográfica Natureza em Cores.

Acompanhe a programação:

07:00 – Saída do Largo do Carmo
08:30 - Recepção com café-da-manhã com produtos naturais
09:00 - Seguiremos para uma apresentação do Parque das Neblinas no auditório que abordará: uma visão geral do do Instituto Ecofuturo e seus projetos, a história do Parque das Neblinas, mata atlântica e biodiversidade, a importância desta área de conservação ambiental, além da programação do dia
09:20 - Momento interativo com os monitores
09:30 - Início da trilha
11:30 - Parada para lanche contemplando a vista indescritível do Mirante
12:00 - Caminho de volta
13:30 - Pausa na corredeira, com direito a um nergizante banho no rio Itatinga
14:30 - De volta ao Centro de visitantes, poderemos fazer compras na lojinha
15:00 - O grupo é convidado a compartilhar a experiência num bate-papo informal
15:30 - Volta para o Largo do Carmo.

Ao longo de toda a caminhada teremos uma aula sobre a história do lugar, sua biodiversidade, consumo responsável e importância para a conservação. Esta experiência deve gerar, mais do que que informação, a transformação necessária
ao processo de educação e sensibilização ambiental.

O preço do pacote R$80* inclui:

- Transporte ida e volta
- Caminhada ao Mirante com monitor local
- Café da manhã estilo colonial do Sabor da Capela com:
Pão, bolo caseiro, frios, coalhada de cambuci, mel, granola,frutas da estação, pão de queijo, suco, água, café, leite e chá.

Notas:
- (*) As instruções para o pagamento, entre outras, serão enviadas apenas aos inscritos;
- Clique no banner para ver a imagem ampliada;
- Número mínimo de inscrições para a realização: 14.

Informaçõe e reservas*****
fotoclube.altotiete@gmail.com