terça-feira, 18 de junho de 2013

Fotoclube do Alto Tietê realiza exposição em comemoração ao aniversário de Arujá

A fotografia mostra em primeiro plano a imagem de um livro aberto no qual as imagens antiga e moderna da cidadede Arujá são postas lado a lado na mesma proporção. As páginas do livro são adornadas com desenhos nas bordas que se assemelham a florões. As fotos antigas se diferenciam pela cor sépia e as atuais são coloridas. Ao fundo da imagem, vê-se um salão por onde foram espalhados vários totens com livros similares para abertos exibição. Fim da descrição.

As urgências da vida diária e os muitos estímulos visuais espalhados por toda a parte estão roubando nossa atenção e tornando invisíveis os elementos que compõem a memória do lugar onde vivemos, por conseguinte, nossa própria história .O desenvolvimento natural vem pouco a pouco modificando o desenho urbano e mais: nosso jeito de olhar tudo o que nos cerca. 
Por essa razão, realizamos com Prefeitura de Arujá através da Secretaria de Cultura e em parceria com a Câmara Municipal a exposição de Fotografia Inclusiva "Panoramas da Cidade": Arujá entre Ontem e Hoje - um trabalho através do qual são passados os principais fundamentos da fotografia ao mesmo tempo em que contribui para a preservação do acervo imagético patrimonial e dá igualdade de oportunidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida de registrarem conosco esse novo momento da antiga história.
Arujá entre Ontem e Hoje é composta de 14 conjuntos a partir de imagens antigas que inspiraram alunos do workshop de fotografia realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
Entre os alunos está Ítalo Marciano, cego de nascença, que após realizar a fotografia que remonta a área do Fórum, exclamou maravilhado: "nunca poderia imaginar que fotografaria um dia; agora quero uma câmera para mim!". O fotoclube integra pessoas com deficiência em todas as suas ações.

SERVIÇO:
Exposição comemorativa do aniversário de Arujá
de 18 a 23 de junho de 2013
Local: Câmara Municipal de Arujá
R. Rodrigues Alves, 51 - Arujá, SP (2o piso)
Horário: 8 às 17 horas
Informações: (11) 4652-7000