segunda-feira, 18 de abril de 2011

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº8

ANO 1 - Nº8
EDITORIAL




Nossa estreia na Bienal

Já se vão 32 anos desde a primeira edição da Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Cores, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. De lá para cá, seja cor, preto e branco ou natureza, a Bienal deixou de ser uma mera oportunidade de revelar talentos, para ganhar status de "Oscar da Fotografia". Muito se deve ao trabalho modelar da Confederação Brasileira de Fotografia - CONFOTO, além do empenho de cada fotoclube, evidente.


Aprendi sobre o valor de se ter uma obra na parede de uma Bienal com poeta, jornalista e crítico de arte (além de uma das pessoas mais interessantes que já conheci) Alberto Beuttenmüller - que foi curador da 14ª Bienal de São Paulo e da I Bienal Latino-Americana.

Certa vez o entrevistei para falar do mercado de artes e Beuttenmüller estava finalizando um livro que tratava da "profissão colecionador". Me lembro bem quando ele me disse "se você quer que sua obra tenha valor, ganhe prêmios importantes! Ele ensina que o valor de uma obra não está apenas na estética - mas nas exposições que participa (incluindo as bienais) e nos prêmios que adquire..

Aquilo nunca me saiu da cabeça. Levei tão a sério, que em apenas 3 anos, já tive obras em duas bienais: Cor (2009) e P&B (2010). Agora decidi levar essa vivência para o Fotoclube do Alto Tietê ao preparar (pessoalmente) o grupo para sua estreia.


E neste sábado (16/4), Jonny Ueda e eu despachamos uma remessa com 67 fotos e quase 3 mil gramas, rumo à Londrina! Quem por aqui viu as imagens pode assegurar-se do nível que o grupo alcançou. Pudera: foram noites e noites estudando obras que participaram de edições anteriores, obras premiadas, exercícios criativos, dinâmicas, vídeos, enfim, dias imersos no universo da fotografia em cor.

Quero agradecer publicamente a cada fotoclubista do Alto Tietê pela dedicação, disciplina, criatividade, vontade, talento e, especialmente, pelo espírito de colaboração - sem o qual uma participação neste nível jamais seria possível.

E confiante de que vamos dividir uma nova conquista, desejo a todos muito boa sorte e sucesso!

Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com





Foto: Flickr

Curta sua Páscoa: o PinholeDay no Alto Tietê mudou para 15 de maio!

A saída fotográfica que havíamos planejado para o último domingo de abril, será transferida para o dia 15 de maio. Lethicia Galo e eu fomos à Guararema para tratar dos detalhes do almoço Pascal quando nos deparamos com o inesperado fato de que quase todos os restaurantes da região vão estar fechados neste domingo.

Mas a boa nova é que ganhamos atenção especial e apoio do Secretário Municipal de Cultura de Guararema, Sidnei Santos. O secretário já nos cedeu as instalações da antiga estação ferroviária - onde também funciona seu gabinete - e divulgará oficialmente nossa passagem pela cidade. Para isto, ele precisaria de uns dias a mais.

Assim decidimos inaugurar o Dia da Fotografia Pinhole na Região do Alto Tietê no domingo 15 de maio e convidar a todos que se desejarem encontrar-se conosco para que se inscrevam!

NESTA QUARTA-FEIRA, 20/4, TRAGA SUAS LATAS!
Nossa preparação será na quarta, dia 20, na sala Isaac Grinberg (piso superior da biblioteca) a partir das 19 horas. Todos deverão estar com suas latas (preferencialmente de leite)! Cada lata representa uma foto, portanto, quanto mais latas, mais fotos! Contudo, limitaremos a quantidade de latas por pessoa a quatro unidades. Isto porque, além de conter os gastos (o papel fotográfico é caríssimo!), precisamos ser ágeis na revelação que faremos ali mesmo, em uma laboratório improvisado no local!

Na reunião de quarta iremos ensinar a montagem da "câmelata" e acertar os detalhes da participação: material, camiseta, transporte, alimentação.

E tem mais: se tudo der certo, digo, se conseguirmos garantir boas imagens, ganharemos uma exposição inteirinha para o nosso Pinhole! Não é o máximo?


MAPA CULTURAL PAULISTA LANÇA FASE MUNICIPAL
EM MOGI DAS CRUZES


Na última reunião (6/4) Ubirajara Nunes (nosso querido "Bira") liderou o evento de lançamento do Mapa Cultural - que tem o objetivo de identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, além de estimular a participação dos municípios em atividades culturais.

Derli Mello, que já venceu uma edição e tem know-how como jurado, trouxe para o grupo, dicas fundamentais para quem estiver interessado em competir.

Até nosso secretário Municipal de Cultura, Prof. José Luiz Freire de Almeida deu uma passadinha em nossa sala!

O Mapa Cultural Paulista contempla as seguintes fases: MUNICIPAL, REGIONAL, MOSTRA ESTADUAL e CIRCULAÇÃO. Qualquer cidadão com mais de 14 anos ou grupo com residência comprovada em Mogi das Cruzes pode participar.

Este ano serão consideradas sete expressões artísticas: Artes Visuais, que compreende as expressões de Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia; Vídeo; Canto Coral; Música Instrumental; Literatura, que compreende as expressões de Conto, Poema e Crônica; Dança e Teatro.

Nosso fotoclube poderá, também, participar na categoria "vídeo" com stop motion! Na Fase Estadual, serão selecionados os cinco trabalhos de cada categoria que receberão a
importância de R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais) a título de “Prêmio Estímulo” e destaque na Antologia que será produzida.

O fotoclube pretende realizar a inscrição de seus associados até 3/5/2011. Informe-se e participe!

Clique na imagem para fazer a sua programação

No dia 14 de maio, Mogi das Cruzes será uma "cidade-show"! Isto porque começa a Virada Cultural: 24 horas de música, teatro, dança e fo-to-gra-fi-a! O Fotoclube do Alto Tietê foi convidado a ocupar as paredes do hall de entrada do Theatro Vasques. Os detalhes desta produção também serão discutidos no próximo encontro.



Invista na própria imagem


Nada melhor do que encontrar uma maneira elegante de mostrar seu trabalho. E portifólios cumprem bem esse papel, à medida que valorizam a própria imagem do fotógrafo e aumentam significativamente o grau de atenção dada às suas obras.

Pensando nisso, o Fotoclube do Alto Tietê elaborou um modelo de portifólio com 30 páginas (20x30cm) em papel fotográfico e laminação líquida (protege da luz e marcas digitais), que irá deixar uma belíssima impressão literalmente falando) sobre sua imagem.

Apenas para associados: R$170,00
já com editoração e arte inclusos.


(*) O preço publicado neste site pode acompanhar variações nos preços de papel e tinta e sofrer aumentos sem aviso prévio.



NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
está agendado para quarta-feira o dia 20/4/2011, na Sala Isaac Grinberg, no andar superior da Biblioteca Municipal.



Na programação:

- Nosso "café com abraço" quentinho;
- apresentacão dos novos associados (foto)*;
- Mapa Cultural Paulista;
- Montagem da lata e o Dia da Pinhole no Alto Tietê;
- Exposição na virada cultural;
- e mais: apresentação dos fotovídeos com as obras enviadas para a Bienal;
- imagens da saída à Sabaúna.

LEMBRETE: é necessária a apresentação da carteirinha para participar de nossas atividades e desfrutar dos benefícios da associação. Faça logo a sua.




fotoclube.altotiete@gmail.com
www.fotoclubedoaltotiete.art.br

O que mais você pode fazer agora:
- providenciar suas latas e prepará-las (lavar e secar bem!);
- seguir a gente pelo Twitter;
- inscrever-se no Grupo do Facebook;
- conhecer nossa página no Flickr;
- enviar este boletim a pessoas às quais esta informação possa interessar.