Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

[Release] Maio terá a primeira edição do PinholeDay no Alto Tietê!


No domingo 15 de maio a partir das 8 e meia da manhã, o Fotoclube do Alto Tietê promoverá o Dia Mundial da Fotografia Pinhole na região.

Pinhole é uma palavra que traduzida "ao pé-da-letra" significa "buraco do alfinete" - é também sinônimo de fotografia estenopeica - do grego "stenopo" (pequeno furo) como o de uma agulha que torna possível realizar uma foto sem o uso de lentes (componente essencial às câmeras convencionais). Justo este furinho é que vai permitir a formação da imagem invertida em um recipiente ou espaço vedado da luz.

Bem antes do século 19, quando surgiu a fotografia, as projeções pinhole já eram utilizadas por astrônomos na visualização de eclipses e no estudo das estrelas e por pintores paisagistas, em busca de bons moldes para suas telas. E mesmo depois de a alta tecnologia ter elevado exponencialmente o nível de sofisticação dosNegrito equipamentos digitais, nunca a câmera escura esteve tão em voga!

o ponto de concentração do grupo será a antiga estação ferroviária de Guararema,. O evento conta com o apoio do Secretário Municipal de Cultura de Guararema, Sidnei Santos e do WPPD (sigla para Worldwide Pinhole Photography Day) - organização não governamental que promove a fantasia, a arte, a alegria na experiência única de fotografar sem uso de lentes mundo afora.

Os fotoclubistas do Alto Tietê Lethícia Galo e Cauê Landre Godinho se dividem voluntariamente nos preparativos das "câmelatas", na orientação técnica aos colegas, no controle da exposição e revelação das imagens que mais tarde serão exibidas ao público.

"A ideia de realizar grandes transformações com tão poucos recursos é o mote do evento e o que nos ajudará a sensibilizar pessoas a 'revelarem' seus potenciais adormecidos", diz a jornalista e pesquisadora Tina Andrade, que preside o Fotoclube do Alto Tietê, uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é recuperar, preservar e difundir a memória; assim como resgatar valores dispersos e cidadania através do exercício do olhar fotográfico.

Interessados em melhores informações e inscrições, devem enviar email para fotoclube.altotiete@gmail.com colocando a sigla PHDAT na linha do assunto.