sábado, 4 de junho de 2011

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº9



ANO 1 - Nº9
EDITORIAL




A vida em movimento

Esta semana decidi rever o videotape de minha vida desde que a fotografia passou a fazer parte dela. Quanta coisa mudou. Estas "mudanças" mexeram no curso de minha história e puseram esta minha vida num movimento frenético!

Tanto que nosso boletim está mais espaçado, é um fato. Mas por um bom motivo: o Fotoclube tem atuado de maneira intensa! Em pouco espaço de tempo, a agenda de compromissos, a quantidade de egressos, a presença do grupo aumentou significativamente, por conseguinte, minha dedicação e empenho também. Só o tempo ficou contadinho.

Só neste ano nós fizemos três saídas fotográficas (Carnaval em Mogi, Salesópolis e Guararema), produzimos conteúdo para a Bienal da Cor, Mapa Cultura, Virada Cultural Paulista e agora começamos os preparativos para a primeira edição da MIV - Mostra de Inclusão Visual no Alto Tietê.

Quero que saibam que nosso trabalho tem despertado a atenção pela aprendizagem colaborativa que produz. É um fato que pessoas trabalhando juntas é algo complexo e muitas vezes, o resultado desta interação pode fugir ao esperado.

Mas como nossa relação está alinhada à uma missão; baseada na confiança, no colaborativismo e na competência de estar criando um legado valioso e ,fundamentalmente, no bem-estar que cada um de nós proporciona ao outro e ao grupo, não poderíamos ter outro resultado!

Por isto quero agradecer a cada fotoclubista do Alto Tietê por esta minha vida tão fantasticamente agitada; e dizer que quando tenho poucos minutos para me dar o luxo de fazer o que eu bem quiser, eu penso na imagem da gente ali na sala, nos abraçando, sorrindo, vibrando e nos emocionando juntos - e no quanto eu sou grata por isto.

Um fotoclube é feito de pessoas. E "pessoas" são a razão da minha vida.
Parabéns e muito obrigada!


Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com





Nas alturas

Domingo passado, dia 29/5, Jonny Ueda, Hisao Shirabiyoshi e esta que vos fala, fomos convidados a registrar uma bela iniciativa organizada pelos grupos que praticam voo livre no Pico do Urubu e que permitiu que pessoas com deficiência ganhassem asas! Isto mesmo: voaram pelo céu da cidade no que eu convenciono chamar de parapente inclusivo. O fotovídeo com as imagens emocionantes desta ação foi exibido em nosso encontro na quarta, 1/6, na presença do presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CMAPD/Mogi das Cruzes), Ricardo Pedroso, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (COPEDE), na pessoa de Valeriana da Silva Alves e do fotógrafo Nivaldo Alves (fotografando nesta imagem).


À Capela

Na quinta-feira (2), fui conhecer cerca de 15 capelas que podem vir a formar dos mais significativos circuitos históricos da região. O Fotoclube prepara-se para a exposição que receberá o nome "À Capela" - termo atribuído ao canto sem o acompanhamento de instrumentos musicais, exatamente como os rezadores, no interior deste cenário, entoam seus cantos do alto da fé mogicruzense. Além disto, as fotografias serão catalogadas na pasta que o Fotoclube recebeu do Departamento de Patrimônio Histórico da cidade para a construção do acervo imagético da memória da região. Inscreva-se e participe!




Cores centenárias


Jonny Ueda, nosso diretor de fotografia é destaque da Revista Vale Paraibano com o ensaio "Cores Centenárias".



Descrição da foto 5294018: o autor Ricardo Pedroso, ali iniciado na fotografia, utilizou a descrição do espaço feita por Tina Andrade (presidente do Fotoclube do Alto Tietê) para se posicional e escolher o assunto e uma câmera Olympus E-300 para fazer esta e outras imagens. Posicionado na parte mais plana no Pico do Urubu, entre as duas rampas de salto, tinha ao seu lado esquerdo, uma tenda de plástico branca que só aparece em parte nesta imagem. Correndo na direção da tenda, um menino de pele clara, cabelo curto e louro escuro, trajando camisa verde alface de mangas compridas e calça escura com uma lista branca na lateral. Há algumas velas do parapente pelo chão dobradas e acomodadas como espécies de mochilas. Um jovem casal de pele cara, óculos de sol, ele de cabelos castanhos claros bem curtos e lisos e ela, de cabelos à altura dos ombros, também lisos e mechas em diferentes tons dourados, altura mediana trajando (ambos) calças jeans e agasalhos em tons de terra, olham na direção da câmera que apontava curiosos, mas permanecem caminhando, de modo que o corpo dela aparece pela metade, como se escapasse do quadro da imagem. Ao fundo e mais acima, no terço superior da foto, contra um céu Foto: Ricardo Pedroso, descrita por Tina Andrade


Experiência sinestésica dá início à MIV1:
Ia. Mostra Visual Inclusiva no Alto Tietê

Está prevista para 19 de agosto (Dia Mundial da Fotografia) a abertura da primeira Mostra Visual Inclusiva do Alto Tietê - MIV1. Esta mostra é resultado de um trabalho de cunho social que a presidente do Fotoclube do Alto Tietê, a jornalista e pesquisadora Tina Andrade vem desenvolvendo no âmbito da Academia. Tina pesquisa a fotografia enquanto agente de cidadania no resgate de valores dispersos e se dedica atualmente à inclusão visual.

No domingo 29/5, Tina envolveu Ricardo Pedroso (presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência) em uma experiência sinestésica, aproveitando o encontro em razão de um evento esportivo. E o relato desta experiência abriu oficialmente os trabalhos para a mostra. Ricardo brindou os fotoclubistas com uma palestra bem-humorada com o intuito de prepará-los para interagir com pessoas com deficiência.

As inscrições para as dinâmicas inclusivas já estão abertas; e em poucos dias um cronograma de atividades deverá estar sendo divulgado.

COMEÇAR A DOAR PALAVRAS
É o desafio fotográfico do mês!


Nosso desafio fotográfico é muito especial: cada um de nós deve descrever pelo menos uma (1) imagem de sua autoria para compor o banco de fotografias descritas que o Fotoclube do Alto Tietê estará doando para compartilhar com os deficientes visuais, através do CMAPD de Mogi das Cruzes. Aqueles que não puderam conhecer a dinâmica descritiva terão nova oportunidade. Basta acompanhar a programação do fotoclube.



1º Lugar: Interferência no quintal, de Ricardo Sena - Confraria Fotográfica
(publicada originalmente no site da Confoto)


Resultado da Bienal 2011


"(...) A participação do Alto Tietê foi relevante para um fotoclube novo, que participou de sua primeira Bienal", disse Ourivaldo Barbosa, diretor administrativo da Confederação Brasileira de Fotografia. "Acreditamos que na próxima Bienal, que será realizada em outubro, em Ribeirão Preto, o Alto Tietê terá um grande desempenho", concluiu, referindo-se à Bienal da Natureza.

Seguramente esta edição da Bienal de Arte Fotográfica em Cores (Londrina) superou todas as anteriores do ponto de vista técnico, estético, criativo e da complexidade de execução.

Se pudéssemos pontuar tendo como base a quantidade de imagens enviadas (66), estaríamos em 12º lugar, na frente de fotoclubes que além de sua tradição, já têm anos e mais anos de estrada!

É bom considerar que ainda não completamos sequer um ano de atividades e esta primeira atuação já demonstra o quanto o grupo está empenhado em produzir bons conteúdos, está muito "a fim"! E é esta energia que vamos utilizar para trabalhar na direção das conquistas futuras. Veja a classificação por autor, menções honrosas e aceitações.




Foto: Luciana Araújo - Fotoclube do Alto Tietê

Quer saber como foi o I PinholeDay no Alto Tietê?

A dinâmica foi um sucesso, o passeio foi incrível e a feijoada ma-ra-vi-lho-sa! A estreia do PinholeDay no Alto Tietê, foi notícia até no exterior e muitísimo comemorado por aqui. Graças ao apoio do Secretário de Cultura de Guararema, Sidnei Leal, à dedicação e coordenação da dupla Lethicia Galo e Cauê Gondinho na condução dos trabalhos e na instalação do laboratório na antiga estação ferroviária, além, é claro da organização e empenho dos demais participantes, entre eles Lily Caporali, que contribuiu na digitalização das obras dos colegas e da Geni Sau, que nos apresentou um lugar delicioso para o próximo Refúfio!

Já em sala, além de curtir a exibição de todas as imagens realizadas e já positivadas, Luciana Araújo teve sua foto (acima) eleita quase por unanimidade, a melhor da série. O voto valeu a camiseta do evento.




Obras do Fotoclube no Terminal Central

Quem visitar a exposição da edição regional do Mapa Cultural Paulista 2011, verá a presença maciça dos fotoclubistas do Alto Tietê, com cerca de 88% das fotos enviadas. O grupo produziu conjuntos de imagens belíssimos. Vale a pena conferir no Terminal Central.



Superchunk, por Maria Grigoli - Fotoclube do Alto Tietê

24 horas de cliques na Virada!

Fotoclubistas do Alto Tietê registrou "momento a momento", como disse a querida amiga Christina Vaz as 24 horas de música, dança, teatro e arte com os espetáculos da Virada Cultural que aconteceu entre os dias 14 e 15 de maio em Mogi das Cruzes.

O resultado desta verdadeira maratona de imagens já se transformou em um show à parte; e que irá merecer uma exposição solo no Festival de Inverno. Aguarde! Por enquanto, as fotos inéditas podem ser vistas pelos fotoclubers associados ao grupo do Facebook. Houve ainda a promessa de publicação no portal oficial do evento.



NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
está agendado para quarta-feira o dia 15/6/2011, na Sala Isaac Grinberg, no andar superior da Biblioteca Municipal.

Na programação:

- Nosso "café com abraço" quentinho;
- apresentacão dos novos associados;
- chamada de trabalhos para a primeira edição da MIV;
- apresentação do fotovídeo com as imagens das capelas de Taiaçupeba;
- e muito mais.

LEMBRETE: é necessária a apresentação da carteirinha para participar de nossas atividades e desfrutar dos benefícios da associação. Faça logo a sua.




fotoclube.altotiete@gmail.com
www.fotoclubedoaltotiete.art.br

O que mais você pode fazer agora:
- descrever uma (1) imagem com riqueza de detalhes para doar;
- seguir a gente pelo Twitter;
- inscrever-se no Grupo do Facebook;
- conhecer nossa página no Flickr;
- enviar este boletim a pessoas às quais esta informação possa interessar.