Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Inscrições abertas para o PinholeDay no Alto Tietê


Estão abertas as inscrições para o PinholeDay no Alto Tietê, que contará com um workshop de construção de câmeras no dia 19/4 e saída fotográfica no domingo, 24/04 – dia mundial da fotografia estenopeica.

Pinhole é um termo inglês que significa “buraco de alfinete” - referindo-se à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico aconteça sem uso das lentes que compõem as câmeras convencionais.

É o furo que permite a formação da imagem em um espaço vedado da luz. Este "espaço" tanto pode ser uma pequenina lata, quanto um quarto de hotel! Este método de projeção de imagem se dá por uma lei física conhecida do homem desde a antiguidade.

De fato, antes mesmo do advento da fotografia no século 19, as projeções pinhole eram instrumento científico para observação de eclipses e na astronomia; nas artes, assim como serviam de molde para os pintores paisagistas.

O PinholeDay é uma comemoração mundial que acontece todos os anos, sempre no último domingo de abril e conta com iniciativas autônomas mundo afora.

Nossas inscrições encerram às 19h00 do dia 19/4; e participarão da saída fotográfica, somente aqueles que já tiverem construído a sua câmera durante o workshop.

Depois de reveladas e digitalizadas, enviaremos as fotos dos participantes para a galeria virtual do Worldwide Pinhole Photography Day, além de selecionadas as imagens que irão compor uma sessão audiovisual exclusiva.

Para melhores informações e inscrição, escreva para fotoclube.altotiete@gmail.com colocando a expressão “PinholeDay no Alto Tietê” na linha do assunto.

A fotografia estenopeica que ilustra este post faz parte da série "Satisfantasy", de Tina Andrade.