quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

[ImageBusters] "Batismo do Leão" abre o Ano do Coelho em Suzano

Na foto, duas alegorias confeccionadas de pelúcia branca, com olhos e boca bem pronunciados, ladeadas por dois rapazes em traje vermelho e preto, tipicamente chinês. Dá para ver que o conjunto está bem no meio da rua, como acontece com qualquer desfile aberto.
Uma festa que pode nos render ótimas imagens é a comemoração do Ano-Novo Chinês, que na cidade de Suzano será realizada na sexta-feira 11 de fevereiro em dois horários: ao meio-dia, um desfile saúda a chegada do Ano do Coelho na rua General Francisco Glicério, com a apresentação das folclóricas “Dança do Leão” e “Dança do Dragão”; já às 19 horas, no Parque Municipal “Max Feffer” (avenida Brasil, s/ nº, Jardim Imperador), acontecerá "O Batismo do Leão" - ritual, que segundo os chineses, atrai sorte e felicidade.

As autoridades locais, desde que formem um grupo de número ímpar, vão amarrar, cada um, uma fita vermelha no chifre do Leão (alegoria), o que, segundo a tradição chinesa, espanta os maus espíritos.
As alegorias que serão utilizadas durante o desfile são provenientes da China. A do Dragão tem aproximadamente 22 metros, e encanta pelos ricos detalhes.

O "batismo" só termina quando a autoridade máxima do município oferendar uma verdura para o felino. O evento permanece até o domingo 13 de fevereiro), das 11 às 22 horas, com entrada franca. Vamos nessa!