Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº6



ANO 1 - Nº6
EDITORIAL



Fevereiro está sendo uma festa! Aliás, comemoramos em altíssimo estilo o aniversário de nosso "amado-idolatrado-salve-salve(!)" diretor de fotografia, Jonny Ueda, graças ao carinho e colaboração do grupo.

Sem que ele desconfiasse (nem um cadinho), mantivemos o maior troca-troca de mensagens para acertar os detalhes da "surpresa". Houve até "bolão" de fotomensagens! No meio da reunião, exibimos um daqueles slide-shows incríveis com dezenas snapshots do aniversariante ao som de Quando você não está por perto, do Frejat, com direito a bolo e champagne!

E não para por aí: o café com abraço, que já era farto, ganhou o reforço do buffet da minha querida amiga Flávia Simões (e também a mais nova do time!), sem contar as maravilhosas trufas achocolatadas do J.R. Nattuh. Ou seja: no fotoclube a gente não come só com os olhos, não...

Começar o mês nesse ritmo de festa dá uma animada e tanto! E é por isso que a gente decidiu adotar o "parabéns pra você" como mimo indispensável aos aniversariantes de cada mês. Já dizia a minha avó: - "carinho e canja-de-galinha não fazem mal a ninguém".


Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com




Foto extraída do ensaio Pura Salescidade, de autoria de Pádua

Imagens & Lugares

Um dos pontos-altos de nosso encontro quinzenal, é o momento das apresentações em multimídia que preparamos com nossas imagens. As duas últimas apresentações causaram uma emoção especial: a primeira trazia imagens e momentos do grupo em Sabaúna; a outra, que recebeu o título de Pura Salescidade, é um trabalho documental da melhor qualidade, além de absolutamente alinhado com o nosso propósito de recuperação, difusão e preservação da memória. Nossos agradecimentos pela valiosa contribuição, Pádua!


O Fotoclube chega à Salesópolis!

No sentido horário: "Boy" (ao centro e de costas), Ana Wuo, Janaína e Márcio José de Faria,
Pádua, Hisao Shirabiyoshi, Tina e Domingos.

E por que não dizer que o tão rico e sensível documentário sobre Salesópolis, nos motivou a conhecê-la? Pois lá estivemos reunidos nas últimas semanas, com o objetivo de promover ações conjuntas. Assim, na terça-feira, 15/2, durante um encontro promovido por minha mais recente parceira Ana Wuo, tivemos o privilégio de conhecer alguns dos mais dedicados profissionais e amantes da fotografia da região.

O resultado de tão agradável encontro é que a Prefeitura Municipal de Salesópolis estará patrocinando a vinda deste grupo já para nossa próxima reunião! Será uma oportunidade rara para trocar informações e experiência, além de conhecer imagens que vão inspirar ainda mais nossa primeira saída fotográfica do ano.

XVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores

Já começamos a receber os CDs para o processo de seleção das imagens que irão marcar a participação do Clube da Imagem Fotográfica do Alto Tietê na 27a edição da Bienal (Cores) que este ano acontecerá na cidade de Londrina.

"Ter uma obra selecionada em uma Bienal é como ser indicado ao Oscar da Fotografia", disse Jonny Ueda, nosso diretor de fotografia. Contudo, vale lembrar que a participação se dá somente através dos fotoclubes - por isso estamos abrindo essa oportunidade para fotógrafos amadores e profissionais de todo o Alto Tietê, ao visitar cidades e convidar pessoalmente os interessados a enviarem o quanto antes o Pedido de Admissão juntamente com um CD contendo cópias em baixa resolução (máximo 800px/lado maior) para o processo de pré-seleção das imagens que serão enviadas em nosso malote.

Não perca essa oportunidade. Inscrição é gratuita!


Monochrome

Lembre-se que nossos exercícios criativos são fundamentais no processo de preparo para a participação na Bienal. Sendo assim, não deixe de apresentar os resultados de suas investidas. O último exercício proposto foi Monochrome - como na foto (acima) de Jonny Ueda.



ImageBusters!

Existem dois tipos de fotógrafos: "de oportunidade" e "caçadores de imagens". Para este último, a dica é ficar de olho nas manifestações populares que garantam espetáculos à parte de cor e movimento, como foi a comemoração do Ano Novo Chinês na cidade de Suzano em 11/2.
A gente esteve lá!


F5


Garanta sua participação no
PinholeDay

a primeira comemoração oficial da fotografia estenopeica no Alto Tietê
!


Se você ainda não de inscreveu para o PinholeDay no Alto Tietê, lembre-se de fazê-lo com boa antecedência a fim de garantir seu lugar e reunir seus materiais. Esta será uma deliciosa saída fotográfica com almoço Pascal, no último domingo de abril, quando o mundo inteiro comemora o Dia da Fotografia Pinhole. Informe-se e participe também do workshop!


Parcerias


Fotoclubistas do Alto Tietê já podem se beneficiar do mega desconto de 30% oferecido pela PREPARA Cursos Profissionalizantes para o módulo Photoshop - que pode ser feito sozinho ou como parte do pacote de ferramentas para o Design Gráfico.

Apresente sua carteirinha de associado à Rua Coronel Souza Franco, 661 no Centro e veja como a mensalidade ficou tão pequenininha que vale à pena, viu? Comece já! A gente te PREPARA!


Invista na própria imagem



Nada melhor do que encontrar uma maneira elegante de mostrar seu trabalho. E portifólios cumprem bem esse papel, à medida que valorizam a própria imagem do fotógrafo e aumentam significativamente o grau de atenção dada às suas obras.

Pensando nisso, o Fotoclube do Alto Tietê elaborou um modelo de portifólio com 30 páginas (20x30cm) em papel fotográfico e laminação líquida (protege da luz e marcas digitais), que irá deixar uma belíssima impressão literalmente falando) sobre sua imagem.

Apenas para associados: R$170,00
já com editoração e arte inclusos.


(*) O preço publicado neste site pode acompanhar variações nos preços de papel e tinta e sofrer aumentos sem aviso prévio.



NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
está agendado para quarta-feira o dia 23/2/2011, na Sala Isaac Grinberg, no andar superior da Biblioteca Municipal.

Na programação:

- recepção ao grupo de Salesópolis para o café com abraço;
- apresentacão dos ingressos;
- entrega de trabalhos para pré-seleção rumo à Bienal da Cor;
- PhotoQUIZ;
- show de imagens da Bienal da Cor 2009;
- notícias de interesse.

LEMBRETE: é necessária a apresentação da carteirinha para participar de nossas atividades e desfrutar dos benefícios da associação. Faça logo a sua.

O que mais você pode fazer agora:

- providenciar seu portifólio impresso;
- seguir a gente pelo Twitter;
- inscrever-se no Grupo do Facebook;
- conhecer nossa página no Flickr;
- enviar este boletim a pessoas às quais esta informação possa interessar.




fotoclube.altotiete@gmail.com
www.fotoclubedoaltotiete.art.br