Páginas

sábado, 6 de novembro de 2010

A bela e "o" fera


Domingo desses "zapeava" canais, quando vi que o quadro Menina Fantástica (Rede Globo) anunciava uma prova fotográfica na qual as candidatas deveriam "encarnar" dois personagens distintos na mesma sessão fotográfica, dividindo a cena com cães, cobras e araras.

Apesar de o biólogo Luiz Latuf ter afirmado que as meninas poderiam relaxar , “porque (a cobra em cena) é um animal que está acostumado a ser manipulado, não tem veneno e é bem tranquilo”, a sessão não foi tão simples.

André Schiliró fez o ensaio das meninas. E mesmo não sendo obrigadas a posar com os animais, nenhuma quis ficar ao lado. Contudo, a baiana Tamires, que insistiu em fotografar com a serpente, não conseguiu esconder o medo, o que a levou para o "paredão".

“Eu morri de medo da cobra, e acho que passei isso para os jurados. Por isso, não fui bem”, reconhece Tamires. “Você tem de demonstrar que você não está com medo. Tem de fotografar”, disse a modelo Carine Berger, do alto de sua experiência. E Schiliró foi direto: “... tinha de superar esse medo e acho que fracassou nisso”.

Se no primeiro ensaio, tiveram de lidar com cobras e araras, no segundo, roupas pesadas de inverno e cães indiciplinados (um deles chegou a fazer xixi na candidata!). É uma realidade que toda a modelo tem enfrentar: fotografar as coleções de inverno sob calor intenso e coleções de verão nas baixas temperaturas.

Felizmente o público salvou a baiana Tamires, com 44% dos votos. Mas, se fosse um contrato de trabalho, ela estaria em maus lençóis.

Fotografar entre cobras e lagartos é uma metáfora para a gente pensar. Acho que temos a nossa parcela de responsabilidade como fotógrafos e produtores de cena, pelo bom resultado do ensaio.

Animais em um set de fotografia exige muito de todos. E um dos mais belos tem Jamie Rishar na pele de uma "menina fantástica" pra valer, contracenando com o simpático chimpanzé, no ensaio de moda do suíço Michel Comte (descoberto por Karl Lagerfeld).

Comte já realizou campanhas para Armani e Dolce & Gabbana. Colabora para as revistas Vanity Fair e Vogue. É autor de uma foto de Carla Bruni arrematada por 91 mil dólares em um leilão da Christie’s (2008).

Curiosamente, realiza seus retratos preferencialmente em sessões privadas na suíte 152 do Hotel Ritz de Paris. Mas "o outro lado" dessa história, é que Comte está engajado na Cruz Vermelha retratando zonas de conflitos.