Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como geoposicionar sua foto no Flickr


Uma das exigências para ingressar no grupo #fotoclubedoaltotiete é a de geoposicionar suas fotos. E por quê? A razão é simples: estamos construindo um acervo de memória da região do Alto Tietê e por isso, torna-se condição sine-qua-non que cada membro revele o ponto (pelo menos aproximadamente) aonde foi realizada a captura da imagem.

Até aqui não tínhamos maiores compromissos com a informação no nosso photostream (área de submissão das imagens). Mas a fotografia documental nos exige isto. O bom é que se conseguirmos incorporar essa prática, isso irá naturalmente aumentar o potencial de encontrabilidade de nossas imagens, além da visibilidade, claro.

Como fazer


Há duas formas bem simples: a primeira é seguir o caminho Organize&Create (Organizar e Criar) > Your Map (seu mapa). Logo irá abrir a página com o mapa na parte superior e uma tira de fotos na parte inferior.

Basta "dragar" (ato de arrastar e soltar) as imagens para dentro do mapa. O programa irá perguntar automaticamente se você quer mais precisão, no caso o seu mapa estar sendo visualizado de uma forma muito ampla.

Também é possível salvar a forma como se prefere que o mapa seja visto quando um usuário acessar nossa página; e ainda atribuir uma tag específica para ele. Neste caso, eu escolhi #fotoclubedoaltotiete para mostrar Mogi das Cruzes, São Paulo - onde fica o nosso "QG".

A outra forma é no momento do upload (submissão da foto) para o Flickr. Ao subir a imagem, o programa sugere que você adicione uma descrição à imagem, título, tags, ajuste data, hora e também insira a sua foto no mapa que fica no canto superior direito da página (a depender do seu layout).

Para tanto, basta clicar no botão com a instrução add this photo to your map (adicione esta foto no seu mapa) e em seguida aparecerá a tela geográfica com todas as instruções possíveis de uso.

Essa pequena prática, pode (e deve!) ser vista como o início do processo de construção coletiva de um banco de imagens rico e dotado da diversidade.