Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº2

ANO 1 - Nº2
EDITORIAL


"Conhecimento é experiência. O resto é informação." - sempre tive nesta frase de Einsten uma imensa fonte de inspiração. Entre meus objetivos junto do Fotoclube do Alto Tietê, está o provimento de conteúdos que nos permita gerar novos conhecimentos no campo da fotografia.

Acredito que se o conhecimento faz a gente enxergar o mundo de uma maneira diferente, também pode transformar o ato de fotografar.

Por esta razão, para os nossos encontros estão programadas leituras, dinâmicas, exercícios, palestras, exibições de vídeos, vivências, debates, entre outras tantas formas de ampliar o repertório dos nossos associados e com ele, novas janelas de oportunidades.

É ou não é uma proposta sedutora para dar um "refresh"? Vamos lá! Comece agora mesmo, dedicando preciosos minutos à leitura deste informativo.


Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com


F5


Nosso blog começa a ganhar seguidores - o que nos deixa ainda mais motivados! Mas isso é uma consequência natural de um trabalho dedicado e orientado a resultados. Nesta semana foram abertas as seções Concursos e Videoteca - nesta última, foram postadas duas entrevistas incríveis! Dê só uma olhada:

"Porque que algumas imagens singelas ficam no imaginário coletivo e outras não? Não são as fotos mais impactantes as que ficam; eu acho que são as fotos que capturam alguma coisa do mistério da vida, do inconsciente." - Antonio Augusto Fontes. [+]

"Minha opção por ser fotógrafo talvez tenha sido até baseada neste mito: eu queria comer todas as mulheres, queria ser o cara lá do filme do GrowUP - que é a imagem mítica do fotógrafo que se joga em cima das mulheres com a câmera fotográfica; a câmera é meio um símbolo fálico, enfim, mas aí você vai amadurecendo, vai crescendo e por conta da minha formação eu nunca caí nessa cilada..." - Bob Wolfenson em trecho da entrevista à Trip FM. [+]

TUTORIAIS

A linguagem do ensaio

Este artigo traz informações essenciais sobre como elaborar um bom ensaio fotográfico. [+]

Como geoposicionar suas fotos no Flickr

Uma das exigências para ingressar no grupo #fotoclubedoaltotiete é a de geoposicionar suas fotos. E por quê? A razão é simples: estamos construindo um acervo de memória da região do Alto Tietê e por isso, torna-se condição sine-qua-non que cada membro revele o ponto (pelo menos aproximadamente) aonde foi realizada a captura da imagem.

Até aqui não tínhamos maiores compromissos com a informação no nosso photostream (área de submissão das imagens). Mas a fotografia documental nos exige isto. O bom é que se conseguirmos incorporar essa prática, isso irá naturalmente aumentar o potencial de encontrabilidade de nossas imagens, além da visibilidade, claro. [+]

ESTUDOS DIRIGIDOS

A bela e "o" fera


Este artigo comenta um teste aplicado do quadro "Menina Fantástica", que reunia animais no set fotográfico.

Fotografia e História

"Desde a sua descoberta até os dias de hoje a fotografia vem acompanhando o mundo contemporâneo, registrando sua história em uma linguagem de imagens. " - de autoria de Ana Maria Mauad, trata-se da primeira leitura sugerida para a Mesa de Luz.

NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
... está marcado para a quarta-feira, 17/11/2010. Os participantes deverão levar consigo um objeto de estimação (exemplos: um brinquedo antigo, utilitários, souvenirs de viagens, bichos de pelúcia, vasos, etc.) em razão do exercício proposto.

Na programação:

- apresentação dos novos integrantes;
- exibição do ensaio trabalhado em sala;
- chamada para o I Fotoescambo do Alto Tietê;
- entre outras atividades.

LEMBRETE: os associados deverão apresentar duas fotos 3x4 (impressas ou digitalizadas para a confecção da carteirinha, a fim de que possam usufruir dos benefícios especialmente criados pelo Fotoclube graças às suas políticas de parceria.

O que mais você pode fazer agora:

- enviar o seu Pedido de Admissão (caso ainda não o tenha feito)
- seguir nosso blog
- inscrever-se no grupo #fotoclubedoaltotiete no Flickr
- enviar este boletim para pessoa(s) do seu relacionamento a quem esta informação possa interessar



fotoclube.altotiete@gmail.com

http://fotoclubedoaltotiete.blogspot.com