quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Boletim Informativo do Fotoclube do Alto Tietê - Ano 1 - nº3

ANO 1 - Nº3
EDITORIAL


Sempre gostei de ensinar. Até porque, creio eu que ainda seja a melhor maneira para eu aprender, digo, "da forma mais rica". Quase sempre que ensino algo, alguém insere uma contribuição àquela informação, e assim um novo conhecimento é gerado.

Não é à toa que nossos encontros são realizados em uma sala de aula (e que sala!). Ali dispomos dos melhores recursos para o aprendizado coletivo. Assim, penso que cada um de nós volta para casa - depois de uma noite agradável - levando "algo mais" para somar ao seu repertório, para o exercício da fotografia e, porque não dizer, para a própria vida.

Nosso trabalho de memória começa efetivamente com essa primeira saída fotográfica à Sabaúna que fará 383 anos, agora. Além disto, este boletim fala do bate-papo com José Antônio de Assis, convidado do Clube da Imagem; fala também sobre o exercício de criatividade com nossos objetos de estimação; traz um importante estudo sobre a fotografia de casamento e, de quebra, pretende sensibilizar quanto à inclusão visual no tutorial que mostra "como a fotografia pode ser 'vista' por uma pessoa com deficiência visual".

Boa leitura!


Tina Andrade - presidente
fotoclube.altotiete@gmail.com


ÚLTIMA CHAMADA PARA SABAÚNA!
foto: acervo da Associação Nacional de Preservação Ferroviária

Última chamada para nossa primeira saída fotográfica à Sabaúna, neste sábado (27/11), com o objetivo de realizar imagens para a composição do acervo imagético da cidade - que passará uma reforma.

A Secretaria de Cultura disponibilizou para o Fotoclube mais um veículo de transporte, tornando possível aceitar mais inscrições até esta sexta (26/11) às
16h00 impreterivelmente.

Nosso grupo já conta com cerca de 15 participantes! Lá, seremos ciceroneados (trés chic!) pela rep
órter Mariana Leal, que gentilmente dará uma nota sobre nossa passagem, no caderno especial sobre a cidade, que será publicado neste domingo (28/11) no Jornal O Diário. Desde já fica registrado o agradecimento por nos prestigiar.

Nos encontraremos às 8 da manhã de sábado no Largo do Carmo e a tolerância será de 15 minutos. A fim de
evitar constrangimentos, é importante esclarecer que a quantidade de acentos é limitada, por isso só poderá embarcar quem tiver sido inscrito dentro do prazo estabelecido.

A programação estará sendo distribuída no embarque. O retorno está previsto para 15h00. Sugerimos que cada um leve um vasilhame de salgados e um suco para o pique-nique. O TRANSPORTE É GRATUITO.

Os interessados em participar deverão enviar uma mensagem para fotoclube.altotiete@gmail.com colocando na linha do assunto: "eu vou!".



F5


Na última edição do nosso interCLICKS, sugeri que os participantes levassem ao nosso encontro, seu objeto de estimação. Feito isto, partimos para o exercício de criatividade "fora do lugar". A ideia é levar este objeto para fora do seu contexto e explorar as mais diversas possibilidades.

Para ilustrar a aula, levei uma imagem de Bodidarma ou "Daruma", como é conhecido, cuja tradição é pintar um dos olhos enquanto é feito um pedido e o outro quando este é realizado. Os resultados deverão ser entregues em CD identificado em tempo hábil para a análise em sala.

CLUBE DA IMAGEM

Foto: Tina Andrade

José Antonio de Assis foi nosso convidado do Clube da Imagem na reunião passada. Como já é sabido, o "clube da imagem" é um bate-papo informal com pessoas que se utilizam da fotografia em suas atividades profissionais, ou seja, não-fotógrafos para os quais a imagem fotográfica é um recurso essencial para o sucesso de seu trabalho.

"Zé Antonio" investiu pesado na comcepção e implementação de um negócio que seguramente promoveu uma inovação no mercado da imagem: uma helicâmera - misto de modelo de helicóptero com uma câmera acoplada que é operada por rádio.

Além da ideia ser muito feliz, o nicho de mercado no qual decidiu atuar é extremamente promissor: off-shore. Zé presta serviço para a Petrobras, mas começa a expandir seu negócio e já está começando a fabricar modelos pensando em franquear a marca.

Entrevistado por nós, disse que o maior desafio foi aprender a driblar os obstáculos naturais como por exemplo os ventos fortes, as oscilações e manter a estabilidade do conjunto para capturar imagens de altissima definição como as que ele consegue. Qualquer falha de operação representa um alto risco.

Atualmente ele trabalha forte para garantir maior autonomia de voo. É um fato que ele e a mulher Milene (que neste caso pilota a câmera), a cada tentativa de melhoramento do serviço estão, de fato, criando mais recursos tecnológicos que beneficiam o campo da fotografia.

TUTORIAIS

Como a fotografia pode ser "vista" por uma pessoa com deficiência visual.

ESTUDOS DIRIGIDOS

Jorge Viana Santos, doutor em Linguística pela Unicamp e professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), elaborou um trabalho que é de grande valia para nossos estudos dirigidos à fotografia de casamento, intitulado "Fotografia, memória e mito: o álbum de casamento como recriação imagética de um rito social". Recomendamos que os interessados vão até o menu estudos dirigidos> textos> acadêmicos em nosso blog e façam a impressão do documento para a dinâmica em sala.

NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO...
... está marcado para a quarta-feira, 1/12/2010. Os participantes deverão levar consigo o cd-rom identificado com nome, data e a expressão "fora de lugar", contendo as imagens resultantes do exercício de criatividade proposto em sala.

Na programação:

- apresentação dos novos integrantes;
- exercício de catalogação de imagens para o acervo DPH com as fotos de Sabaúna;
- exibição dos resultados do exercício de criatividade;
- instruções para o I Fotoescambo do Alto Tietê;
- estudo sobre o texto do Prof. Dr. Jorge Viana Santos (Uesb).

LEMBRETE: não esqueça de entregar suas fotos 3x4 (impressas ou digitalizadas para a confecção da carteirinha, a fim de poder usufruir dos benefícios especialmente criados pelo Fotoclube graças às suas políticas de parceria.

O que mais você pode fazer agora:

- enviar o seu Pedido de Admissão (caso ainda não o tenha feito)
- seguir nosso blog
- inscrever-se no grupo #fotoclubedoaltotiete no Flickr
- enviar este boletim para pessoa(s) do seu relacionamento a quem esta informação possa interessar




fotoclube.altotiete@gmail.com

http://fotoclubedoaltotiete.blogspot.com